O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) implantou uma nova alternativa para quitação de taxas, multas e serviços no órgão e passa a aceitar o pagamento das contribuições com cartão de débito Visa Electron. Trata-se de um projeto pioneiro realizado em parceria com a Visanet, empresa responsável pelo relacionamento com os estabelecimentos comerciais filiados ao sistema Visa.
A partir de agora, o Detran poderá receber os pagamentos de tributos via meio de pagamento eletrônico, utilizando a rede da Visanet. A medida atingirá, inicialmente, 30% dos atendimentos do órgão em Pernambuco, que hoje equivalem a 600 usuários ao dia, sendo estendida posteriormente aos principais pontos no Estado.
Com o uso do novo serviço, a expectativa é que os clientes economizem 60% do tempo no atendimento do Detran. Os ganhos com essa parceria, segundo o diretor-presidente do Detran, Franklin Azoubel, se estendem também aos custos do órgão com o atendimento dos usuários. Por ano, o Detran gasta recursos da ordem de R$ 1,7 milhão somente com papel e tonner de impressora a laser. O uso do cartão de débito eliminará esses gastos, uma vez que não será necessária a emissão de guias.
Azoubel acredita que a grande conquista desse projeto ainda não é o pioneirismo, nem mesmo a redução de custo para o Estado, mas sim os benefícios aos usuários. ?Simplificar o tempo gasto durante os compromissos do cidadão resulta numa satisfação imensa. A busca diária do Detran é proporcionar a satisfação da população com nossos serviços. Confiamos que o projeto Detran-Visanet vai proporcionar isso.?
O modelo adotado consiste na solução Pay&Co, da NTK Solutions, integrada a um sistema de automação comercial, permitindo que vários estabelecimentos compartilhem o mesmo ponto de captura por meio da transferência eletrônica de fundos (TEF). A solução oferece ao órgão estadual a possibilidade de recebimento dos valores no próprio estabelecimento de maneira segura e ágil. Além disso, o cidadão quitará suas guias em um único atendimento, eliminando a necessidade de se locomover à uma agência bancária.
Presente em 95% do território nacional, a Visanet considera a iniciativa inédita no Brasil, visto que, da forma como foi implantada, promove uma integração entre a informação fornecida pela empresa e o tratamento que recebe do sistema do Detran. De acordo com Ernani de Sousa, diretor comercial para o Nordeste da Visanet, o modelo integrado possibilita a empresa expandir os negócios para outras áreas públicas. ?Essa parceria com o Detran de Pernambuco é aguardada por muitas cidades brasileiras que pretendem modernizar a sua estrutura de arrecadação com segurança e rapidez?, comenta.
?A Visanet é uma das grandes incentivadoras da cultura do uso dos meios de pagamentos eletrônicos. Hoje estamos presentes em mais de 1 milhão de estabelecimentos em todo o País, gerando dessa forma mais comodidade, agilidade, oportunidades, serviços e segurança tanto para o estabelecimento como para os consumidores brasileiros?, explica Ernani.
O sistema de pagamento por meio do cartão de débito Visa Electron já está funcionando em 27 guichês de atendimento da sede do Detran. Até o fim deste ano, todos os pontos da região metropolitana do Recife, incluindo os situados nos shoppings, e 22 no interior do Estado vão disponibilizar o pagamento nesse formato. Estão previstos a instalação de 217 aparelhos. Para que não ocorram problemas com a implantação do serviço, 146 funcionários recebem treinamento técnico de como utilizar o novo sistema. O projeto Detran-Visanet estava em negociação desde o ano 2000, mas só foi oficializado por meio da portaria de número 332, de outubro passado.