A fabricante de chips AMD anunciou os dois grupos vencedores do concurso ?AMD Conectando o Mundo?, destinado a estudantes universitários de toda a América Latina. O grupo brasileiro ?E-cipó ? Internet on Television?, composto por estudantes de Curitiba, foi contemplado com o ?Prêmio da Comissão Julgadora?. Já o projeto ?Gota ? Bytes Flowing Like Water?, desenvolvido por estudantes chilenos, recebeu o ?Prêmio do Presidente?.
Os vencedores foram eleitos entre mais de 30 projetos inscritos e cada grupo receberá US$ 30 mil. Os universitários brasileiros receberam também uma menção honrosa durante a cerimônia de premiação.
O Projeto ?E-Cipó?, de alunos da Unicenp, consiste de um terminal de acesso que provê serviços e conexão à internet a pessoas que vivem em áreas isoladas. Equipado com um telefone celular GPRS, o dispositivo permite transmitir as imagens captadas da internet em qualquer aparelho de televisão, por meio de um sinal UHF. Além disso, o E-Cipó tem um portal de serviços que pode ser administrado por diferentes entidades como universidades, ONGs, cooperativas e parceiros.
No caso do ?GOTA?, o objetivo é prover acesso e inclusão às populações rurais carentes. O projeto é uma solução computacional poderosa, baseada em processamento AMD, que pode ser usada em casa, ou em telecentros.
Na tercça-feira (12/12), em São Paulo, os cinco finalistas ? Fly Tech, Gota, Eco Red, Interaction in Movement e E-Cipó ? apresentaram seus protótipos não-funcionais para a comissão julgadora composta por Billy Edwards, Ph.D., vice-presidente sênior e diretor de Inovação da AMD; Rob Enderle, analista-chefe do Enderle Group; Judith Várhelyi, diretora do Conselho Húngaro de Design; e Guilhermo Winnicki, diretor do Centro de Design Metropolitano de Buenos Aires.