Equipe brasileira vence o concurso 'AMD Conectando O Mundo'

0

A fabricante de chips AMD anunciou os dois grupos vencedores do concurso ?AMD Conectando o Mundo?, destinado a estudantes universitários de toda a América Latina. O grupo brasileiro ?E-cipó ? Internet on Television?, composto por estudantes de Curitiba, foi contemplado com o ?Prêmio da Comissão Julgadora?. Já o projeto ?Gota ? Bytes Flowing Like Water?, desenvolvido por estudantes chilenos, recebeu o ?Prêmio do Presidente?.

Os vencedores foram eleitos entre mais de 30 projetos inscritos e cada grupo receberá US$ 30 mil. Os universitários brasileiros receberam também uma menção honrosa durante a cerimônia de premiação.

O Projeto ?E-Cipó?, de alunos da Unicenp, consiste de um terminal de acesso que provê serviços e conexão à internet a pessoas que vivem em áreas isoladas. Equipado com um telefone celular GPRS, o dispositivo permite transmitir as imagens captadas da internet em qualquer aparelho de televisão, por meio de um sinal UHF. Além disso, o E-Cipó tem um portal de serviços que pode ser administrado por diferentes entidades como universidades, ONGs, cooperativas e parceiros.

No caso do ?GOTA?, o objetivo é prover acesso e inclusão às populações rurais carentes. O projeto é uma solução computacional poderosa, baseada em processamento AMD, que pode ser usada em casa, ou em telecentros.

Na tercça-feira (12/12), em São Paulo, os cinco finalistas ? Fly Tech, Gota, Eco Red, Interaction in Movement e E-Cipó ? apresentaram seus protótipos não-funcionais para a comissão julgadora composta por Billy Edwards, Ph.D., vice-presidente sênior e diretor de Inovação da AMD; Rob Enderle, analista-chefe do Enderle Group; Judith Várhelyi, diretora do Conselho Húngaro de Design; e Guilhermo Winnicki, diretor do Centro de Design Metropolitano de Buenos Aires.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.