Brasil deve fechar 2011 com 38 milhões de acessos de banda larga móvel, segundo Huawei

0

Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), a banda larga móvel crescerá 26% em 2011 no mundo, o triplo em relação ao aumento da base da banda larga fixa durante o mesmo período. Esse crescimento se reflete no Brasil, que, de acordo com o Balanço Huawei de Banda Larga, divulgado nesta quarta-feira, 14, deve terminar este ano com uma base de 38 milhões de acessos móveis, contra 17 milhões de conexões banda larga fixas.

Levando-se em conta os dados da Anatel, de um total de 34,5 milhões de acessos de banda larga móvel ao término do terceiro trimestre deste ano no País, a previsão do estudo Huawei é de uma adição líquida de 3,5 milhões somente no último quarter de 2011. A tecnologia de banda larga móvel predominante é a WCDMA/HSPA, com mais de 90% desse montante, não só no Brasil, mas também nos demais países. Em 2014, a proporção no Brasil será de um para três, quando o País deverá ter 92 milhões de acessos de banda larga móvel e 30 milhões de banda larga fixa.

Os dados representaram 19,5% da receita de serviço das operadoras móveis no terceiro trimestre, com um crescimento expressivo de 39% em relação a igual período de 2010. Segundo o diretor de marketing e soluções da Huawei, Marcelo Motta, a tendência de alta dos dados móveis foi alavancada principalmente pela queda do custo dos telefones celulares 3G, que no terceiro trimestre foi, em média, de 15% e pela redução dos preços dos modems 3G. “Hoje já é possível encontrar modems no mercado brasileiro por R$ 99, o que ainda não é o ideal, mas segue tendência contínua de queda. As operadoras também estão trabalhando melhor com os planos de dados no pré-pago, o que também ajudou bastante no crescimento dos serviços de dados móveis”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.