Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Google cria nova empresa para projeto de carro autônomo

Google cria nova empresa para projeto de carro autônomo

0
FILE PHOTO - Journalists take a test drive in a prototype of Google's own self-driving vehicle during a media preview of Google's current autonomous vehicles in Mountain View, California September 29, 2015. REUTERS/Elijah Nouvelage
Publicidade

O Google está reposicionando seu projeto de carro autônomo criando uma nova empresa chamada Waymo, demonstrando sua intenção em se tornar um “player pesado” da indústria automotiva, mesmo tendo que fazer agora alguns ajustes.

Waymo, que significa “caminho para frente em mobilidade,” tem a missão de tornar “segura e fácil para as pessoas e coisas sua movimentação”, anunciou a empresa em uma conferência de imprensa nesta terça-feira, 13, em São Francisco, EUA.

“O que você sente da equipe do Waymo é confiança de que estamos perto de trazer isso (automóvel) para muitas pessoas,” disse John Krafcik. CEO da nova empresa. “Estamos chegando perto. Estamos nos preparando. E nós queremos dizer isso ao mundo”, acrescentou.

Mas a primeira versão da tecnologia direção autônoma do Waymo, quando se tornar disponível, não será revolução que Google prometia. Enquanto o Google tem testado uma frota de veículos autônomos em forma de cápsula, sem volantes ou pedais. Mas por enquanto o carro continuará a ser pilotado por pessoas, mesmo com a tecnologia autônoma do Waymo incluída nos veículos.

A mudança da unidade de auto-condução, que atualmente está alojada na empresa X, outra empresa do Alphabet, era esperada há algum tempo. Ela acontece ao mesmo tempo em que o Google enfrenta alguns contratempos em trazer sua visão sobre direção de autos e como enfrenta o aumento da concorrência como da Uber, empresa que também está desenvolvendo carros autônomos.

“Vamos continuar a ter acesso à infraestrutura e recursos da Alphabet, mas neste novo mundo da Waymo temos a sensação de que somos uma startup de empreendedores,” disse Krafcik sobre o spin off. “Nós deixamos bem claro que nós não somos uma companhia de carros, nós estamos no negócio de fazer melhores condutores. Somos uma empresa de tecnologia de auto-condução.”

O primeiro teste do carro do Google foi concluído em 2015, onde trafegou totalmente sem motorista nas vias públicas, em Austin, colocando um cego passageiro no banco da frente. O executivo reiterou que o objetivo da empresa é ainda a criação de um veículo autônomo nível 4 ou nível 5, mas totalmente com sistema “driverless”, mas que pode vir com um volante e pedais de freio por agora. Devido aos regulamentos, é um requisito para ter esses sistemas por agora, acrescentou Krafcik.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile