Empresa cria máquinas de autoatendimento personalizadas para aumentar vendas do varejo

4

Redução de custos, praticidade e maior exposição das marcas. Essas são algumas das razões que têm levado empresas a investir em máquinas de autoatendimento – ou  sampling e vending machines – como estratégia de vendas para o mercado brasileiro. Tecnologias pioneiras para melhorar a rentabilidade das marcas e a experiência dos consumidores com os produtos vêm sendo desenvolvidas pela Machine Solutions, empresa paulista que cria soluções de autoatendimento com multicanalidade e integração do mundo on e offline, voltadas para o mercado varejista.

A empresa já instalou mais de 300 máquinas em todo o país e vem colecionando cases de sucesso com empresas de renome do mercado,  como a Jequiti. Segundo o CEO Ricardo Rosenberg, a procura pelas máquinas tem crescido bastante e aumentado o faturamento médio da empresa em 20% ao ano. "Para 2018 a estimativa é crescermos aproximadamente 45%", afirma.

Em 2008, após uma viagem aos Estados Unidos, Rosenberg enxergou uma oportunidade de oferecer soluções em máquinas de vendas automatizadas, um mercado até então pouco explorado no Brasil. O negócio começou com a venda de preservativos chamado Camisinha Express, que era instalado em bares e casas noturnas.

"Adaptamos um modelo de vending machines já disseminado em todo o mundo para as empresas brasileiras que buscavam aprimorar a experiência do consumidor. Hoje, desenvolvemos máquinas customizadas, que integram tecnologias online e tornam o momento da compra ainda mais completo e efetivo", detalha.

A proposta era associar outras marcas à ideia de autoatendimento. Com a nova fase e a chegada do sócio Raphael Wright, a empresa deu início à personalização de vending machines e  sampling machines,  integrando o conceito IoT (Internet das Coisas) e tornando a experiência do consumidor ainda mais completa e efetiva.

Soluções personalizadas

Hoje, os produtos desenvolvidos pela Machine Solutions são construídos em conjunto com os clientes, resultando em uma solução única e passando por uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, designers, profissionais do marketing e administradores, com o propósito de promover um ciclo completo no desenvolvimento dos projetos.

Entre as soluções de sampling e vending machines que têm melhorado a performance de muitos negócios no Brasil está a Shop2Go, que permite ao varejo a possibilidade de comercializar seus produtos, seja qual for, por meio de máquinas dispensadoras. Em uma tela touch, o cliente obtém informações sobre o produto, escolhe o de sua preferência e efetua o pagamento. Entre as vantagens desta máquina para o varejo está a possibilidade de reduzir custos, aproximar o consumidor da marca em locais inacessíveis para a implantação de lojas físicas e promover o marketing do produto.

Já a LockShop proporciona mais segurança aos varejistas. A máquina funciona de forma parecida com a Shop2Go. A diferença está na hora de acessar o produto: o cliente precisa escolher o que deseja adquirir em um terminal posicionado no checkout, clicar em "comprar" e imprimir um ticket e, por último, se dirigir ao equipamento, inserir o ticket e retirar o item desejado. A LockShop vem contribuir com a solução de um grande problema de furtos sofridos pelos varejistas. Para se ter uma ideia, no último ano (2016), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) levantou que os supermercados do país tiveram R$7,11 bilhões em perda de faturamento bruto em razão de furtos.

Na busca por agilidade e aumento da capacidade de atendimento nos centros hospitalares, a Machine Solutions criou, em conjunto com a empresa Unihealth (especializada na gestão e logística de insumos hospitalares) a Unibox, máquina dispensadora de autoatendimento. A Unibox soluciona alguns problemas enfrentados pelos centros hospitalares: elimina o tempo gasto com manuseio de suprimentos possibilitando que a equipe se dedique às atividades principais, amplia o controle dos insumos, elimina a necessidade de grandes espaços para armazenamento, possibilita melhor aproveitamento do tempo ao garantir agilidade no controle e retirada de remédios, elimina a possibilidade de furtos e reduz a necessidade de contratação de mão de obra para esse fim.

Outro problema amenizado pela tecnologia desenvolvida pela Machine Solutions afeta diretamente o mercado de e-commerce, que enfrenta dificuldades quanto à logística dos produtos e o alto valor dos fretes. O RecebaAqui, ou Lockers, é uma solução em armários automatizados que contribui para a segurança do recebimento da encomenda, voltado para aqueles que não possuem tempo de receber na sua residência ou mesmo para quem não possui endereço fixo. É também uma forma de deixar os preços dos fretes mais atraentes com a redução na distância e no número de entregas por parte da transportadora.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.