Publicidade
Início Blogueria Nem sempre quem constrói o Data Center é o mais indicado para...

Nem sempre quem constrói o Data Center é o mais indicado para cuidar da manutenção

0
Publicidade

Independentemente de quem projetou e construiu o seu Data Center, se o seu negócio possui informações de missão crítica, a manutenção é imprescindível. A infraestrutura de TI (elétrica, climatização e rede) precisa se manter em funcionamento, sem falhas e interrupções. Para garantir que essa infraestrutura permaneça como nova ao longo do tempo, é vital contar com um serviço de manutenção 24×7 especializado.

Na hora de escolher seu fornecedor de manutenção, é necessário ter certeza de que o serviço prestado é de qualidade. Para isso, alguns aspectos do serviço podem servir como critérios, tais como:

Qualidade do serviço certificada

Tenha a certeza de que o fornecedor é comprovadamente especializado. Para isso, observe se a empresa possui ISO 20000 e ISO 9001, selos que garantem o compromisso com a excelência na prestação de serviço. É fundamental também contratar um fornecedor que trabalhe com SLAs (Service Level Agreements) curtos e que o tempo seja estipulado em contrato. Por exemplo: em quanto tempo deve ocorrer o atendimento em caso de sinistro.

Atendimento 24×7

Ter uma equipe altamente qualificada à disposição 24 horas por dia é um requisito básico. Isso vai garantir que o ambiente esteja monitorado no horário comercial, de madrugada, aos finais de semana e nos feriados.

Equipes próprias com especialistas em todas as disciplinas

Muitas empresas optam por contratar diversos fornecedores para cuidar da manutenção do Data Center: um é responsável pelo gerador, outro pela UPS, e assim por diante. O problema é a dor de cabeça que aparece com a gestão de todos esses fornecedores e, o pior: as zonas cinzentas de responsabilidade que decorrem dessa prática, com consecutivas transferências de responsabilidade. Por isso, ao contratar um serviço de manutenção especializado, é preferível optar por empresas que possuem equipes com todos os especialistas necessários e parceria com os principais fornecedores de equipamentos. Dessa forma, você terá uma única interface, um único responsável a contatar para resolver qualquer problema relacionado à infraestrutura física do Data Center.

Atuação preditiva e preventiva

O bom serviço de manutenção é muito mais do que uma garantia. Na garantia, o problema acontece e, em seguida, é reparado. Já em um serviço de manutenção que atue de forma preditiva e preventiva, são tomadas todas as medidas para que o problema sequer ocorra.

Administrar o negócio e ainda se preocupar com a data de troca de peças e/ou equipamentos do Data Center é inviável. Por isso, ao contratar a manutenção preditiva e preventiva, todas as peças são repostas antes do fim de sua validade. As melhores empresas de manutenção trabalham com estoques próprios, em diferentes localidades, para agilizar o processo de troca. O ideal é que o fornecedor estabeleça um cronograma de visitas preventivas, em que técnicos especializados nas diferentes disciplinas que compõem a infraestrutura do Data Center vão até o cliente para detectar possíveis reparos ou melhorias. Caso, mesmo assim, o Data Center sofra qualquer problema inesperado, é responsabilidade do fornecedor realizar a manutenção corretiva, com o envio imediato do técnico ao local.

Lembre-se: mesmo que você não tenha ficado plenamente satisfeito com a empresa que construiu seu Data Center, seja por problemas de projeto ou de execução da obra, se há informações críticas no ambiente, é importante que você invista em um serviço de manutenção de qualidade que proponha melhorias e upgrades no ambiente e assegure sua disponibilidade.

Samara Cristina Souza Fernandes,  coordenadora de Ongoing na Aceco TI.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile