Publicidade
Início Blogueria Videoconferências são a aposta na era da colaboração inteligente

Videoconferências são a aposta na era da colaboração inteligente

0
Publicidade

O aumento da produtividade é uma preocupação crescente entre empresas do mundo todo. Por isso, as organizações estão buscando novas formas de otimizar os processos e a colaboração do capital humano. As reuniões, por exemplo, são elemento-chave para a integração, o alinhamento e a otimização dos fluxos de trabalho. Mas, se mal planejadas, levam à perda de um tempo essencial para o bom desempenho das equipes. Felizmente, a tecnologia digital é capaz de reinventar nossa forma de trabalhar e o escritório moderno: colaborar a partir de vários locais está mais fácil do que nunca. Tecnologias, como os quadros interativos, estão oferecendo uma oportunidade de trabalho inteligente e colaborativo nos ambientes profissionais.

As conversas face to face foram, durante muito tempo, o formato preferido para reuniões. Além de não se adequarem à realidade do ambiente de trabalho moderno, podem não atender a uma demanda atual. Uma pesquisa da Ricoh identificou que 77% dos Baby Boomers preferem reuniões presenciais. Isso muda se comparado à Geração Z: 58% afirmam tal preferência. Por isso, as reuniões com telas e quadros interativos são a evolução natural das reuniões presenciais.

Nesse novo cenário, a capacidade de criar, editar, finalizar e compartilhar documentos de forma segura, enquanto o computador é visualizado e os participantes conversam entre si, levou à era das “reuniões face to face 2.0”. Atuar em projetos dessa maneira, sem dúvida, promoverá um grande avanço para as metas de produtividade das equipes.

A nova era da colaboração empresarial

Desenvolver ideias e compartilhar conhecimento é crucial para o crescimento das empresas. As chamadas telefônicas, e-mails e ferramentas de chat podem unir mentes de diversos lugares. No entanto, todos esses métodos têm suas dificuldades. Todos sabemos como uma conferência telefônica com muitos participantes pode ser ineficiente. Mas, à medida que as empresas crescem, a comunicação em grupo torna-se essencial.

Da mesma forma, esses métodos não proporcionam o verdadeiro impacto da troca de conhecimento face to face. As novas tecnologias preenchem esse vazio. Nesse aspecto, há no mercado soluções e tecnologia dentro do conceito de “Wokplace Collaboration”, com gestão unificada que abrange desde a infraestrutura para a integração de hardware e software até a reformulação do espaço e o acompanhamento das pessoas para a adoção de novos hábitos digitais.

A comunicação visual integrada é essencial para permitir a interação à distância. Quando você está na tela, é mais fácil participar e seguir indicações visuais de forma que todos vejam.

Como funcionam essas ferramentas?

A funcionalidade de um quadro digital interativo traz vida às reuniões remotas. As telas interativas permitem que o apresentador compartilhe, debata e faça anotações em vários documentos em tempo real. Os participantes podem até mesmo receber os arquivos atualizados antes do término da reunião, já que o apresentador pode enviar um e-mail diretamente, a partir do quadro interativo. Dessa forma, o capital humano melhora suas habilidades de participar e liderar sessões futuras ainda mais atraentes.

Empresas sólidas baseiam-se nas relações. Assim, os líderes empresariais devem adotar estilos de trabalho modernos, mas preservar o trabalho em equipe e o espírito de colaboração. Essa não é uma tarefa fácil, já que a interação face to face é essencial, mas é preciso agregar a tecnologia disponível para colaboração no nível exigido nesta era digital. Felizmente isso é possível.

Marcelo Szabo, gerente de Produtos para Comunicação Visual e Tecnologias Emergentes da Ricoh América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile