Fomento à Inovação: a importância de incentivar a competitividade das empresas

0

A cultura da inovação é uma constante na pauta dos empreendedores do setor tecnológico. Existem vários programas de incentivo a inovação por meio de incubadoras, aceleradoras, bancos de desenvolvimento, fundações de apoio e de incentivos fiscais.

Sabe-se que a inovação, a pesquisa & desenvolvimento são de extrema relevância para a competitividade e o futuro das empresas. Com este olhar a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) sempre está trabalhando para demonstrar as necessidades do setor junto a estes órgãos de fomento e também trazendo programas para o desenvolvimento das empresas.

No framework de desenvolvimento econômico baseado no conhecimento desenvolvido em minha tese de doutorado, demonstro que a partir do conhecimento é possível criar produtos e serviços e a importância do fomento para gerar inovação, pois a mesma só se dá quando chega ao mercado, contribuindo para a competitividade das empresas e gerando desenvolvimento econômico baseado no conhecimento.

A inovação gera competitividade no mercado nacional e internacional, cria novos mercados e gera novas formas de consumo. O fomento à inovação é um dos caminhos fundamentais para o Brasil voltar a crescer. Segundo o economista Joseph Schumpeter, o empreendedor inovador precisa ser fomentado, pois é ele quem abre novos mercados e novas formas de consumo e o governo precisa assumir parte do risco, pois a inovação gera desenvolvimento econômico e na maioria das vezes cria novos postos de trabalho.

Bancos e agências de desenvolvimento podem fomentar a inovação com financiamentos e taxas mais atrativas, melhorando as formas de garantias e sendo mais flexíveis e compatíveis com a era do conhecimento. Ainda hoje, os bancos continuam com a mentalidade da era industrial no que diz respeito às garantias, o que impede o acesso de empresas de menor porte ao financiamento. Hoje, existem poucas linhas de fomento para MPME (micro, pequenas e médias empresas), sendo que elas já representam mais de 90% das companhias brasileiras.

O País necessita estar em alerta para a transformação que estamos vivendo quanto a forma de consumo, as quais estão mudando de forma muito rápida e o mercado brasileiro precisa estar atento a este movimento. Países que estão atentos a este tema investem de 2,3% a 4,2% do seu PIB como forma de serem cada vez mais competitivos e ganharem espaço mundial – o Brasil por sua vez, investe menos de 1% do seu PIB em pesquisa e desenvolvimento. Quando aumentar estes investimentos, teremos um país mais próspero e mais competitivo na esfera mundial.

A inovação ajuda a promover novos modelos de negócios, novos serviços e melhora os processos para tornar mais fácil a vida das pessoas. E, acima de tudo, faz com que esses progressos cheguem a quem precisa. Entendendo as dificuldades que os empresários têm para conhecer o que está disponível no mercado quanto ao acesso ao crédito, a ABES disponibiliza, de forma gratuita, o Guia de Fomento à Inovação para o Setor de TIC , um documento que reúne informações sobre os principais mecanismos e programas de financiamento ou de incentivos fiscais do país (afinal, inovação também requer investimento). O guia demonstra aos empresários inovadores o que há disponível no mercado, de acordo com os tipos de recursos e público-alvo, já considerando os itens financiáveis de cada linha de fomento.

Aplicar a cultura da inovação é uma constante na pauta dos empreendedores. Ainda assim, muitos nem sabem por onde começar, ou então têm a crença de que para agir com inovação é preciso fazer algo extraordinário. É preciso mudar essa mentalidade, já que inovar é algo possível, acessível e factível. Seguindo o seu propósito de promover um Brasil mais digital e menos desigual, a ABES também disponibiliza o Programa Internship , cujo propósito é contribuir e fomentar as empresas inovadoras por meio de acesso aos produtos e serviços.

Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da ABES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.