Smartphones são mais usados para 'consumo' de dados do que tablets, diz estudo

0

Pela primeira vez, os smartphones estão sendo mais utilizados do que os tablets para o "consumo" de dados, de acordo com estudo da fornecedora britânica de soluções e software de rede Arieso. Excluindo as conexões via modems USB, dos dez dispositivos móveis que mais consumiram dados, seis eram smartphones, três tablets e um ”phablet” — combinação de smartphone e tablet, capaz de efetuar chamadas. Com a migração de parte dos usuários para redes LTE (long term evolution, na sigla em inglês), as operadoras enfrentam o desafio de atender as expectativas dos consumidores.

O estudo mostra que 40% de todos os dados são consumidos por apenas 1% dos usuários, enquanto no ano passado a mesma porcentagem de usuários consumia 50% dos dados. A mudança, segundo relatório da Arieso, se dá na medida em que a tecnologia LTE começa a se consolidar no mercado. “Já estamos observando o surgimento de usuários intensivos dessas redes, especialmente aqueles com modem USB, que começam a migrar para 4G”, afirmou o autor do estudo, Michael Flanagan.

“Sob muitos aspectos, isso é uma boa notícia: as redes LTE estão cumprindo sua missão. Entretanto, os níveis de consumo e padrões de uso dessas redes são muito diferentes do que as operadoras poderiam esperar, quando comparadas às redes 3G. É uma situação complexa, fluida e de risco crescente para as operadoras lidarem. Ter soluções de engenharia de desempenho que possam revelar a experiência do consumidor, por meio de múltiplas tecnologias, será essencial para entender a evolução.”

A Arieso destaca que a tecnologia LTE introduz uma largura de banda muito requisitada e reduz a pressão sobre as redes UMTS (3G). Entretanto, as operadoras devem ficar atentas ao planejamento, otimização e desempenho de rede. “Há três anos, observamos como a adoção de melhores tecnologias levam a um maior consumo de dados pelos usuários. Com base em nossa experiência, supomos que o LTE sozinho não resolverá o problema de dados — ao contrário, irá exacerbá-lo”, alerta Flanagan.

Na América Latina, a previsão é de um crescimento substancial no consumo de dados móveis e o problema é que a maioria das redes foi projetada somente para voz. As características dos dados móveis indicam que qualquer aumento expressivo no uso reduzirá drasticamente a cobertura e qualidade dos serviços de redes otimizadas em voz. O impacto manifestou-se rapidamente no Brasil, por exemplo, com o órgão regulador tendo que intervir aplicando sanções para tentar sanar o problema.

As operadoras de rede instaladas na região da Ásia-Pacífico, especialmente no sudeste da Ásia, experimentarão taxas de crescimento de dados semelhantes às da América Latina, mas estão muito mais preparadas para as demandas dos consumidores de dados móveis e de redes LTE. Entretanto, mesmo com a nova largura de banda e eficiência de espectro fornecidas pelo LTE, as teles não conseguem sustentar projeções de crescimento de dados no longo prazo.

Dispositivos mais usados

O estudo da Arieso também constatou que, dos 125 aparelhos avaliados, os modelos mais recentes do iPhone foram os mais usados pelos usuários para acessar dados. Segundo o levantamento, os usuários do iPhone 5 consomem quatro vezes mais dados do que as versões do iPhone para redes 3G e 50% mais que usuários do iPhone 4S, modelo que apresentou a maior demanda no estudo de 2012.

Além disso, a pesquisa revela que os usuários do Samsung Galaxy S III geram muitos dados para enviar arquivos — em vez de baixar fotos, vídeos etc. Eles são responsáveis por quase quatro vezes a quantidade de dados em relação aos usuários de iPhone 3G, ultrapassando, inclusive, o iPhone 5, que ficou em terceiro lugar, atrás do Samsung Galaxy Note II. No mercado de tablets, os usuários do Samsung Tab 2 10.1 ocupam a primeira posição, consumindo 20% mais dados que usuários de iPad.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.