BDO agiliza processos de auditoria e amplia infraestrutura no Brasil

1

Com uma operação em  expansão no Brasil – já que dobrou o número de consultores em dois anos – e com processos que geram uma quantidade imensa de dados, as BDO escolheu a Dell como parceira de TI para localizar sua solução global de APT (Audit Process Team).

A solução que padroniza as auditorias realizadas pela companhia em todo o mundo, permite a criação de uma base de conhecimento que pode ser acessada por qualquer escritório da companhia, com a garantia de que as informações estarão armazenadas e classificadas da mesma forma em todas suas unidades. "A ferramenta hospedada em Bruxelas, na matriz da BDO, recebeu implantação local para aumentar a autonomia e flexibilidade da operação brasileira, garantindo agilidade no acesso aos dados e mais eficiência das atividades de campo", afirma Raul Corrêa da Silva, presidente da BDO Brasil.

Para atingir essa qualidade de atendimento e ampliar a base de clientes, a BDO precisava de uma infraestrutura de data center, storage, banco de dados e um mix de hardware e software que desse segurança, confiabilidade e agilidade à rede e suportasse bem a implementação e uso do APT. Além disso, em função do alto ritmo de crescimento da empresa, a infraestrutura de TI deveria ser escalável, para acompanhar as demandas futuras da empresa. A Dell atendeu essas exigências e hoje é o principal parceiro da BDO Brasil responsável pelo planejamento e implementação de todo o sistema, além de treinamento e manutenção de toda a infraestrutura de TI. "Os benefícios dessa parceria são muitos – escalabilidade, facilidade de integração com a matriz, mais agilidade no acesso às informações dos clientes, criação de infraestrutura redundante, uso de sistema em português e facilidade de treinamento de equipe", destaca Corrêa.

A solução final foi desenhada com sete servidores PowerEdge R620 e storage EqualLogic PS 4100X. Já prevendo o crescimento da companhia para os próximos três anos, a capacidade do storage foi dimensionada em 21 TB. Hoje, a BDO utiliza 3 TB. Na parte de software, a solução conta com Windows Server Data Center, banco de dados SQL Server e o software de colaboração Microsoft SharePoint, reforçado com o software de compartilhamento de informações em equipes, Windows Groove. Tudo coberto pelo serviço Dell ProSupport, que garante atendimento 24×7 com quatro horas de tempo de resposta. O backup da estrutura é garantido por uma solução Symantec e um robô de armazenamento Dell TL2000, com 21 fitas.

O presidente da BDO Brasil informa que o desenho do projeto levou aproximadamente três meses, sempre com foco em escalabilidade, e a implementação demandou quatro meses. "Tudo foi adquirido da Dell, inclusive a implantação da solução", ressalta. No desenvolvimento e realização desse projeto foram usadas equipes distintas da Dell. Primeiro houve a preparação da infraestrutura, depois a instalação do hardware e dos sistemas operacionais e, em seguida, dos aplicativos. Somente na BDO cerca de dez profissionais estiveram envolvidos em todo o processo.

Segundo as expectativas da companhia, a operação brasileira deve crescer entre 25% e 30% ao ano nos próximos cinco anos. "Em dois meses, teremos mais 150 consultores. Precisamos de uma estrutura que acompanhe este crescimento, por isso investimos R$ 3 milhões em equipamentos Dell nos últimos dois anos", diz Silva. Hoje a BDO está em pleno processo de migração da solução, utilizando parte no Brasil e parte em Bruxelas. A partir de 2014, para os clientes atendidos localmente, todo o sistema de TI estará hospedado no Brasil. "Nossa operação vai ficar mais simples e será mais fácil treinar nossa equipe", conclui.

Parceria

A parceria entre a BDO e a Dell iniciou em 2010, quando a empresa resolveu colocar em prática seu planejamento de expansão da operação brasileira. Para isso, decidiram pela padronização do parque de TI, começando pelos equipamentos utilizados pelos auditores. "Trabalhamos juntos para definir que tipo de máquina seria ideal para nosso ambiente e para fazer nosso trabalho em campo", complementa o presidente da BDO Brasil. A companhia contava, até aquele momento, com um parque heterogêneo de máquinas, o que tornava seu gerenciamento complexo.

A opção foi utilizar notebooks Dell Latitude como o equipamento padrão dos auditores da BDO no Brasil. Hoje, todos os notebooks da BDO saem de fábrica personalizados, com o logotipo da companhia impresso a laser na tampa. Essa mudança atraiu a simpatia dos clientes e deu mais visibilidade para a empresa, informa Corrêa, que prevê um total de mil notebooks, até o início de 2015.

Com a padronização desse parque de equipamentos e por 90% de suas máquinas serem notebooks, a BDO decidiu ampliar sua infraestrutura, reforçando sua rede sem fio. Mais uma vez contratou a Dell para fornecimento de switches camada 3, com capacidade de roteamento, que passaram a controlar a rede sem fio da BDO. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.