Publicidade
Início Notícias Comunicações Brasil mantém 8º lugar em ranking de países mais competitivos em tecnologia...

Brasil mantém 8º lugar em ranking de países mais competitivos em tecnologia e inovação

0
Publicidade

O Brasil manteve, no ano passado, a oitava colocação no quesito tecnologia e inovação em ranking de competitividade composto por 15 países, de acordo com o estudo Competitividade Brasil 2014, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta quarta-feira, 14. Com relação à capacidade de inovação, o Brasil está em sexto lugar e na nona colocação considerando fatores tais como apoio governamental e pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação nas empresas.

Além do Brasil, foram avaliados: Argentina, África do Sul, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México, Polônia, Rússia e Turquia. Esta é a quarta edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em 2010, e novamente em 2012 e 2013. Ao todo, são analisados oito aspectos: disponibilidade e custo de mão de obra; disponibilidade e custo de capital; infraestrutura e logística; peso dos tributos; ambiente macroeconômico; ambiente microeconômico; educação; tecnologia e inovação.

Nos oito itens considerados condicionantes da competitividade de um país o Brasil se encontra no terço inferior (entre a 11ª e a 15ª posição) em cinco aspectos, enquanto no terço intermediário (da 6ª à 10ª), apenas em um (tecnologia e inovação). A pior situação é a dos fatores “disponibilidade e custo de capital” (15º lugar), “infraestrutura e logística” (14º), seguida por “peso dos tributos” (13º), “ambiente macroeconômico” (15º), “ambiente microeconômico” (11º) e “educação” (9º).

Segundo o relatório, o país está um pouco melhor em relação à “disponibilidade e custo de mão de obra”, passando da 7ª posição, em 2013, para o 4º lugar no ano passado, atrás de México, Chile e Colômbia.

Classificação geral

Na classificação geral, o Brasil ocupa o penúltimo lugar (14º) no ranking de competitividade, mesma posição desde 2012, ficando à frente apenas da Argentina e logo atrás da Colômbia. A nação mais competitiva do grupo permanece sendo o Canadá, cuja pior colocação no ranking (12º) foi a relacionada ao aspecto “disponibilidade e custo de mão de obra”, no qual o México ocupou a 1ª posição.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile