Publicidade
Início Blogueria Multicloud: vale a pena investir em sua implementação?

Multicloud: vale a pena investir em sua implementação?

0
Publicidade

Pesquisas de mercado indicam um notável aumento da adoção e procura por serviços de armazenamento em nuvem nos últimos tempos. Dentre as várias opções, está a Multicloud, uma estratégia que reúne múltiplos fornecedores de serviços de armazenamento em nuvem, de forma a otimizar o que cada um pode ofertar, de acordo com as necessidades diferentes de cada cliente. Em outras palavras, a Multicloud permite que as empresas possuam mais de uma nuvem, sejam elas privadas, públicas ou híbridas.

Atualmente, o aprisionamento tecnológico, a soberania de dados, a inovação e a necessidade de serviços específicos estão fazendo com que muitas empresas adotem soluções Multicloud, o que requer da companhia uma atitude positiva, preparação e habilidade para coordenar pessoas e recursos. Por conta disso, implementar uma Multicloud na organização pode parecer uma boa estratégia, porém apresenta alguns desafios.

Para utilizar uma Multicloud, é vital contar com profissionais capacitados, ou empresas especializadas, que indicarão exatamente qual tipo de nuvem utilizar e quais dados deverão ser migrados para a plataforma. Além disso, pelo fato de muitas tecnologias estarem envolvidas, o gerenciamento se torna mais complexo, graças a um ambiente de trabalho mais amplo, com diversas estruturas.

Muitos desses desafios estão relacionados ao primeiro ano de implementação da Multicloud, que traz dificuldades de compreensão e integração das novas tecnologias. Posteriormente, mudanças com relação a políticas, pessoas e processos de negócios serão exigidas, transformando todo o negócio. É, apenas, ao final da adoção da infraestrutura em Multicloud que as empresas ganham agilidade em suas ações e maior confiança na segurança dos dados.

Apesar dos desafios parecerem desanimadores, as vantagens de se adotar uma estratégia Multicloud se sobressaem, tornando viável sua utilização para o armazenamento de dados. Entre os maiores benefícios dessa aplicação estão: segurança e recuperação de dados; economia de recursos financeiros; tráfego direcionado; autonomia, ou seja, capacidade de relacionamento com os provedores do serviço; redução de riscos, como ataque distribuído de negação de serviço (DDoS); flexibilidade para trabalhar com vários fornecedores; desenvolvimento de produtos melhorados; capacidades ampliadas; otimização da infraestrutura; padronização da tecnologia como serviço; e aderência à legislação.

Diante de tantos benefícios, é importante considerar a aplicação dessa tecnologia quando os objetivos da empresa são obter maior flexibilidade de atuação, autonomia, segurança de dados, assim como a possibilidade de sua recuperação em caso de desastres, e, principalmente, redução de custos.

Tiago Garbim, CEO da Ativy.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile