Publicidade
Início Notícias Comunicações TIM usa redes NB-IoT para promover projetos de iluminação pública inteligente

TIM usa redes NB-IoT para promover projetos de iluminação pública inteligente

0
Publicidade

Projetos de iluminação com uso de luminárias de LED têm ganhado destaque como um dos principais recursos de modernização, redução de consumo e eficiência energética dos sistemas de iluminação pública em várias cidades pelo mundo. Ao associar projetos de redes elétricas inteligentes com a demanda por LED, a TIM, em parceria com a M2M Telemetria, oferece agora soluções de tele gestão remota das luminárias, agregando diversas funcionalidades, entre elas a leitura do real consumo de energia e a capacidade de dimerização (aumentar ou diminuir a intensidade de uma luminária). E tudo isso com a rapidez e eficiência na transmissão de dados permitidas com a tecnologia NB-IoT, padrão adotado mundialmente, e a cobertura da maior rede 4G da operadora no Brasil.

A novidade permite agora ter sistemas que acompanhem, em tempo real, o desempenho de toda uma rede implementada, a partir da transmissão e recebimento de dados enviados por um controlador independente instalado nas luminárias, composto por termômetro, sensor de luminosidade, microprocessador, memória e eSIM. Com o sistema ‘NOX Smart Lighting’ é possível transmitir e receber informações e comandos para acender ou apagar uma ou um conjunto de luminárias, de dimerização, de identificação de comportamentos e predição de defeitos, além de processamento inteligente de dados com rotinas de avaliação de operação e controle do consumo de energia.

A rede de internet das coisas da TIM, baseada em tecnologia NB-IoT, chega a 3.460 cidades, e habilitando conectividade para clientes no Agronegócio, no setor de segurança pública e para o mercado automotivo, ligando escritórios, fazendas e máquinas, ajudando no monitoramento de lavouras ou acompanhando, em tempo real, o transporte de mercadorias. Estas soluções IoT estão disponíveis no primeiro marketplace de uma operadora dedicada a soluções corporativas.

Para Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, o avanço da tecnologia para o setor de energia e iluminação pública mostra a importância de redes NB-IoT: “Temos aqui a solução ideal para sistemas que precisam de mais estabilidade, capacidade, velocidade, segurança, eficiência energética, maior raio de cobertura e módulos de menor custo. Ao combinarmos com a maior cobertura 4G do Brasil, conseguimos entregar soluções de conectividade para inúmeros setores da economia, e estamos prontos para avançar cada vez mais”. Ele reforça também a importância da tecnologia eSIM, presente nos principais projetos de conectividade com empresas pelo país: “O eSIM, ou chip eletrônico, possibilita o ganho de escala de implementação das soluções IoT com segurança, resistência a altas temperaturas e trepidações, além da redução de processos humanos na linha de montagem de equipamentos IoT. É a opção mais segura e prática que disponibilizamos a clientes corporativos, independentemente de sua área de atuação”.

Para Felipe Fulgêncio, Diretor Executivo da M2M Telemetria, a inovação trazida por TIM e M2M marca uma nova era para a gestão de Iluminação Pública no Brasil ao endereçar dois dos maiores problemas da implementação deste tipo de sistema: “A utilização de tecnologia de padrão aberto e interoperável elimina o risco de utilização de redes proprietárias e protocolos fechados, protegendo o investimento da cidade e garantindo seu funcionamento pelo tempo do contrato com custos garantidos e conhecidos na assinatura do contrato, além de agilizar a implementação ao não ser necessário construir uma rede proprietária antes de instalar os controladores.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile