Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Rússia prende quadrilha de ransomware REvil

Rússia prende quadrilha de ransomware REvil

0
Publicidade

O Serviço Federal de Segurança da Rússia informou nesta sexta-feira, 14, qu encerrou as operações do REvil, uma das principais gangues de ransomware do mundo. As autoridades russas invadiram 25 endereços em todo o país pertencentes a 14 supostos membros do grupo do crime organizado. Eles apreenderam mais de 426 milhões de rublos (cerca de US$ 6 milhões), 500.000 euros, US$ 600.000, além de equipamentos de informática, carteiras de criptomoedas e 20 carros de luxo.

Os membros detidos do REvil foram acusados ??de “circulação ilegal de meios de pagamento” sob o código penal da Rússia.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia disse que a gangue de ransomware “deixou de existir” e a infraestrutura de TI usada para o crime foi neutralizada. Acredita-se que a gangue seja responsável por alguns dos ataques cibernéticos mais graves em 2021, incluindo os ataques ao oleoduto Colonial, ao fornecedor de carne JBS e à empresa de software Kaseya.

Kaseya

A Kaseya, uma empresa de software de gerenciamento de segurança de TI, recebeu um decodificador universal que permite que as vítimas de um ataque de ransomware REvil em 2 de julho recuperem seus arquivos gratuitamente, de acordo com um relatório da BleepingComputer de 22 de julho .

A gangue do ransomware REvil atacou os sistemas da Kaseya, afetando cerca de 60 dos provedores de serviços gerenciados da empresa e 1.500 empresas, de acordo com o relatório. Logo após o ataque, a gangue do ransomware REvil desapareceu online e desativou seus sites de pagamento e infraestrutura.

A Kaseya em 22 de julho disse que recebeu um decodificador universal para o ataque de ransomware de um “terceiro confiável” e agora o está distribuindo aos clientes afetados.

A Kaseya não compartilhou informações sobre a fonte da chave, mas confirmou que é a chave de descriptografia universal para todo o ataque, que permite que todos os provedores de serviços gerenciados e seus clientes descriptografem os arquivos gratuitamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile