A ''nuvem humana'': a nova (e mais barata) forma de pensar em serviços

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A computação em nuvem e a mobilidade, novidades que a tecnologia trouxe para o mundo dos negócios neste início de século parecem estar se tornando os principais alicerces da chamada transformação digital. Este conceito, ainda polêmico e sem consenso entre executivos e empreendedores, envolve transformações que vão além da automatização de processos.

Muito além do seu irmão mais velho, o e-commerce, e muito mais que o marketing digital, a transformação digital permite a criação de novos modelos de negócios que trazem produtos cada vez mais "tecnológicos" que prometem transformar de forma definitiva as relações entre as empresas, seus funcionários e seus clientes.

Da mesma forma que a máquina a vapor,  no século XIX, viabilizou e motivou a revolução industrial, a transformação digital certamente trará impactos importantíssimos em todos os ramos de negócios. Mas poucas áreas terão mudanças tão expressivas quanto aquelas relacionadas à serviços de uma forma geral, principalmente os profissionais.

Novos modelos de negócio revolucionam os setores onde atuam. O Uber mudou o segmento de mobilidade pessoal ponto a ponto, antes, privilégio dos táxis urbanos, com serviços melhores e mais baratos. O Airbnb, chacoalhando um setor que há muito parecia estabilizado e sem grandes mudanças. Outras com a LendingTree nos Estados Unidos estão mudando a forma e a relação entre pessoas e instituições financeiras no que tange a modelos de fornecimento de empréstimos.  Até o aparentemente ingênuo do Whatsapp muda a forma como as pessoas, empresas e até famílias se comunicam e quebram as estruturas, até outro dia indestrutíveis, das empresas de telecomunicação.

E o nosso mercado de consultoria?  Será que este também irá ser transformado?  Não tenho dúvida nenhuma.  E vai levar muito menos tempo do que se imagina, apesar de algumas objeções que tenho escutado. Consultoria é um mercado cuja base é a disseminação de conhecimento e experiência. Muitos dizem que os serviços de consultoria através da chamada "nuvem humana" (human cloud), é iniciativa que já nasce morta, principalmente no Brasil, porque as pessoas aqui querem o olho no olho, o cafezinho. O relacionamento cria a confiança necessária.  É uma meia verdade!

Imagine que o Uber é uma plataforma onde pedimos um veículo que não conhecemos com um estranho como motorista para nos buscar muitas vezes em nossa casa. Pedimos às vezes para levar nossos filhos na escola. Enfim, porque a gente confia no Uber. A segurança da plataforma, a certificação dos motoristas, a reputação e outras credenciais que estão por trás do aplicativo garantem que a instituição é confiável. O resto é referenciabilidade.

O conceito da transformação digital leva o serviço de consultoria a um outro nível de eficácia e custo/benefício.  É uma plataforma colaborativa que reúne clientes, especialistas e consultores certificados e metodologias comprovadas conectados em uma "nuvem humana" de competências e demandas onde projetos podem ser especificados, gerenciados e entregues de maneira racional, personalizada e sob demanda. A racionalização trazida pela plataforma pode ser transferida ao cliente final, levando a custos bem mais acessíveis com nenhuma perda de qualidade. Existe, sim, quebras de paradigmas, mas como tudo neste novo ambiente, é uma questão de pouco tempo. Os serviços na medida certa e a preços convidativos certamente compensarão. Aguardem, em breve, traremos novidades!

Enio Klein, general Manager da operação SalesWays no Brasil., Diretor da K&G Sistemas e Professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo – BSP.

2 COMENTÁRIOS

  1. As plataformas de nuvem humana estão acontecendo silenciosamente em todos os países. Livres da obrigação de pagar salários minimos,tributos e benefícios sociais se tornará a nova varteira de trabalho dos profissionais multi-serviços, daqui pra frente.

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