A inteligência artificial torna os humanos mais inteligentes. Será?

0

Recursos tecnológicos vêm com velocidade e frequência cada vez maiores, e com potencial enorme de transformar a nossa vida, sociedade, os empregos e as empresas. A inteligência artificial é inevitável. Mesmo assim, muita gente ainda não tem ciência disso. Executivos dentro de empresas estão subestimando quão rápido as mudanças estão acontecendo, e isso pode virar um grande problema, já que tudo ocorre de forma exponencial.

Esse é o alerta que temos lido e ouvido todos os dias vindo de especialistas e lideranças tecnológicas, assim como também se fala na mudança dos empregos e em como o papel dos humanos irá mudar em função de tudo isso. Será que a inteligência artificial irá tornar os humanos mais inteligentes ou fará aflorar justamente a grande falha que encontramos em uma parcela significativa das empresas, inclusive no Brasil? Processos ineficientes que levam a resultados ruins ou a custos muito altos. Ou aos dois. Os executivos precisam tomar consciência das vantagens que a tecnologia irá proporcionar aos seus processos e propósitos, e como esta nova postura trará uma visão mais inovadora e competitiva aos seus negócios.

A inteligência artificial poderá automatizá-los e melhorá-los como nenhum ser humano poderia, dada a capacidade das máquinas de processar milhões e milhões de dados. Mas se os propósitos e objetivos não forem bem determinados pelas pessoas, de nada adiantará tamanho poder. O resultado não virá.

Uma das aplicações mais mencionadas para a inteligência artificial está no marketing. Empresas hoje armazenam toneladas de informações sobre seus clientes ou usuários. Seja varejo, indústria ou serviços, são informações sobre como compram, como usam, assim como o que acham e como recomendam (ou não) suas marcas. A partir das informações capturadas em processos de venda, serviços e nas redes sociais, as empresas podem personalizar ofertas ou atender clientes de acordo com as suas preferências e conveniências. Mas o que acontece quando executivos usam esta informação com processos totalmente equivocados?

Como exemplo, vou citar três experiências recentes que tive com empresas de diferentes segmentos: uma fornecedora de tecnologia, uma montadora e sua concessionária, e um banco. A fornecedora de tecnologia usou toda a informação que tinha a meu respeito e sobre meu relacionamento comercial com ela, e, pelo telefone, providenciou a troca gratuita de um equipamento defeituoso em 48h, que nem em garantia estava.

Já a concessionária, por conta de um rádio com defeito, me fez agendar uma hora com 20 dias de antecedência para retirada do equipamento em um aplicativo, mesmo estando eu presente na loja e ter feito todas as revisões ali deste e de carros anteriores. No dia da retirada do rádio, foram incapazes de me dar um prazo para o conserto do equipamento que está em garantia.

No caso do banco, ele simplesmente transferiu todo o atendimento para o aplicativo. Somos digitais. Contudo, ao ir na minha agência para resolver um problema, fui atendido como qualquer outra pessoa, que nem tivesse conta no banco.

Estes fatos tornam evidente a necessidade de se olhar para a tecnologia não como um brinquedo ou algo moderno para atrair as pessoas, mas como um instrumento que poderá ampliar a inteligência humana em prol da economia das empresas e da experiência de seus clientes. Desde que os processos sejam bem-criados e desenhados. Caso contrário, além de perderem dinheiro, as empresas também perderão muitos clientes. O ser humano cria e desenha. A máquina aprende e amplifica. Se aprender errado, as consequências poderão ser desastrosas.

Enio Klein, CEO da K&G DOXA Advisors e gerente geral da operação brasileira da SalesWay. Professor de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.