Abinee: Decreto sobre norma técnica desatualizada impacta isonomia de mercado e traz riscos ao consumidor

0

A Abinee avalia que a publicação do Decreto 10.229/2020, regulamentando o direito de desenvolver, executar, operar ou comercializar produto ou serviço em desacordo com norma desatualizada, traz pontos sensíveis que podem impactar a indústria instalada no País, além de trazer riscos ao consumidor.

Na avaliação da Associação, embora tenha a intenção de estimular a introdução de novos produtos e de novas tecnologias, mesmo que ainda no estágio de desenvolvimento do arcabouço normativo ou regulatório, a iniciativa pode prejudicar a isonomia na aplicação de normas afetando a competitividade e produtividade da economia brasileira. Os efeitos do Decreto poderão também dificultar as ações de fiscalização das agências reguladoras e órgãos delegados para garantir a aplicação correta das normas e regulamentos aplicáveis aos produtos visando à segurança do consumidor.

A indústria brasileira, ao lado dos laboratórios e consumidores, investe recursos financeiros e humanos altamente qualificados em fóruns de desenvolvimento de normas técnicas, sejam nacionais, regionais ou internacionais. Isso garante a segurança e compatibilidade de produtos demandados pelo mercado consumidor. A própria evolução tecnológica demanda evolução no arcabouço legal para garantir níveis adequados de segurança e proteção dos consumidores.

Além disso, o atendimento às normas em vigor garante a interoperabilidade dos produtos e sistemas que utilizam protocolos, independentemente do nível de complexidade. Nesse contexto, os laboratórios, institutos de pesquisa e agentes reguladores brasileiros assumem um importante papel na avaliação de tais requisitos.

Principalmente no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), o consumidor demanda novas soluções e funcionalidades nos produtos, que são desenvolvidas na fronteira tecnológica e considerando padrões internacionais de conectividade e interoperabilidade. Isto requer constante investimento na participação nos fóruns internacionais e regionais de normalização, além de estreita colaboração com os agentes reguladores e organismos acreditados para influir nos padrões estabelecidos visando à constante atualização do marco normativo, resultando no atendimento das necessidades do consumidor.

A Abinee salienta também que o setor elétrico e eletrônico está comprometido com as questões ambientais. Normas discutidas em fóruns nacionais garantem que os produtos estejam aderentes à legislação ambiental, evitando riscos à segurança das pessoas e do meio ambiente.

Para a Associação, ações que possibilitem a introdução de novas tecnologias são sempre bem-vindas, mas não podem abdicar de um arcabouço de regulamentação que propicie ao consumidor a melhor experiência no acesso a produtos, bem como sua segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.