Três supercomputadores brasileiros estão na lista dos Top 500 do mundo

1

Recentemente, foi divulgada mais uma edição do ranking TOP 500 de supercomputadores, que classifica os computadores de alta performance no mundo. Fazem parte desta lista três supercomputadores brasileiros: o Santos Dumont, pertencente ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); o Fênix, da Petrobras; e o Ogbon, do SENAI Cimatec da Bahia. Os três supercomputadores são considerados os maiores do Brasil e da América Latina e foram construídos pela Atos.

Os computadores de alta performance são máquinas com velocidade de processamento e capacidade de memória milhares de vezes superiores aos computadores comerciais. Eles são utilizados para processamento paralelo, cálculos complexos e tarefas extensas e intensivas, que exigem na ordem de quatrilhões de cálculos por segundo. São geralmente empregados para pesquisas científicas em múltiplas áreas e com grandes volumes de dados, como meteorologia, geologia, medicina, Óleo & Gás, física etc.

Confira os três gigantes brasileiros:

Santos Dumont

Instalado em Petrópolis (RJ), o Santos Dumont acaba de receber uma atualização de 4 Petaflops, passando para a capacidade de processamento total de aproximadamente 5,1 quatrilhões de operações por segundo, um aumento de aproximadamente 360% se comparado às especificações originais de 2015 de 1,1 Petaflops. A expansão é uma iniciativa em conjunto com o Consórcio Libra, liderado pela Petrobras e visa apoiar o desenvolvimento de pesquisas no setor de petróleo e gás, principalmente para estudos de imagens sísmicas em profundidade e simulação de reservatório em tempo real, com mais precisão.

Este supercomputador está envolvido em cerca de 150 projetos de pesquisas que atendem desde a exploração de petróleo e gás, carvão mineral e energias renováveis, a ações como a pesquisa do vírus da ZIKA e Dengue, desenvolvimento de fármacos para HIV e estudos sobre clima. No ranking dos TOP 500 o Santos Dumont é o supercomputador de N°193.

Fênix

Em 195º no ranking dos TOP 500 está o Fênix, supercomputador utilizado pela Petrobras para desenvolvimento, aplicação de algoritmos e processamento de dados geofísicos. Com 48.384 núcleos de processamento e 55.296 gigabytes de memória, o Fênix processa dados geofísicos de sub superfície, os quais são adquiridos na superfície marinha ou terrestre, criando uma imagem bem definida do subsolo e de seus aspectos, tornando possível a identificação de possíveis acumulações de petróleo. O supercomputador otimiza o processo de geração das imagens sub superfície, diminuindo em até quatro vezes o tempo de processamento dos dados geofísicos. O Fênix está localizado na base da Petrobras em Vargem Grande (RJ).

Ogbon

Na posição 347° do TOP 500 se encontra o supercomputador Ogbon que fica alocado no Centro de Supercomputação do Senai Cimatec, em Salvador (BA). O equipamento foi financiado pela Petrobras e é utilizado na pesquisa aplicada de geologia, geofísica, engenharia de reservatórios e outros setores que abrangem a questão de óleo e gás. O Ogbon é composto por 78 nós de computação GPU (total de 312 placas aceleradoras GPU Nvidia V100 NVLink, totalizando 2.4 PetaFlops de pico e 1.6 PetaFlops sustentáveis) e 27 nós de processamento CPU com processadores Intel Cascade Lake.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.