Bull fornece supercomputador para universidade da República Checa

0

Até o final de março será entregue o supercomputador bullx que equipará o centro nacional de supercomputação da VSB-Technical University, localizado em Ostrava, na República Checa, conforme contrato assinado com a Bull.

O sistema estará disponível para produção a partir de maio. O “pequeno cluster”, como também é chamado, é de altíssima capacidade de processamento de dados, podendo atingir picos de 82,54 teraflops por segundo.

“O sonho de ter o supercomputador mais poderoso da República Checa em Ostrava está se tornando realidade. Com o tempo queremos que a significância e os benefícios para a comunidade científica se expandam além das fronteiras do nosso país”, comenta Ivo Vondrák, reitor da VSB-Technical University.

A Bull venceu a licitação para a oferta do supercomputador feita pela universidade, que levou mais de um ano para ser concluída. Além do preço, o principal critério para escolha do novo sistema foi a qualidade da solução como o baixo consumo de energia.

A solução proposta pela Bull inclui não apenas um sistema bullx de 82 Tflops, mas também um contêiner mobull arrendado – que funciona como um datacenter móvel temporário – para hospedar o supercomputador enquanto o centro de supercomputação, o IT4I Supercomputing Centre, estiver em construção.

O sistema bullx compreende 180 nós de computação bullx B510 equipados com os processadores Intel Xeon mais recentes e um total de 27 blades híbridos bullx B515 equipados com os mais recentes coprocessadores Intel Xeon Phi  ou com processadores gráficos NVIDIA Tesla K20.

A equipe da VSB-Technical University de Ostrava pretende gastar aproximadamente 20 milhões de euros em tecnologias de supercomputador nos próximos cinco anos, como parte do projeto do Centro de Excelência IT4Innovations.

O chamado “pequeno cluster” é a primeira fase do projeto em 2013. O computador principal, denominado “grande cluster” e com desempenho de 1 petaflop por segundo estará operacional em 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.