Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) EUA anunciam que deixarão controle de entidade que administra a internet

EUA anunciam que deixarão controle de entidade que administra a internet

0
Publicidade

O Departamento de Comércio dos EUA anunciou nesta sexta-feira, 14, que abrirá mão do controle da Icann (sigla em inglês para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), autoridade responsável pela coordenação global do sistema de endereços e nomes de domínio da internet. A ideia é transferir esse controle para um grupo internacional a partir de 2015, cuja estrutura e administração serão determinados ao longo do próximo ano, disseram autoridades do governo, segundo o New York Times.

Desde o surgimento da rede mundial de computadores, os Estados Unidos tem sido responsáveis por atribuir os números e os domínios que formam os endereços de internet, tais como o “.com”, “.gov” e “.org” , e pela grande base de dados das duas atribuições.

A decisão, na verdade, é uma resposta do governo Barack Obama às críticas de paises como Alemanha e Brasil e a defesa de vários outros de que o controle seja descentralizado, para evitar casos como as revelações de que a comunidade de inteligência dos EUA, especialmente a Agência de Segurança Nacional (NSA), interceptam o tráfego de internet para espionagem.

Mesmo nos EUA o governo tem enfrentado críticas. Na última quinta feira, 13, o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, revelou que telefonou para o presidente Barack Obama para dizer que o governo americano está acabando com a confiança na internet com seus programas de espionagem.

O anúncio da decisão, contudo, deve aumentar a preocupação de muitas empresas ao redor do mundo, que dependem do bom funcionamento da internet para a sua subsistência. Desde que há alguns meses a ideia de desvincular a Icann do Departamento de Cómercio começou a ganhar corpo, muitas empresas têm expressado preocupação sobre a forma que a nova organização poderá tomar.

“Nós não queremos quebrar a internet”, disse Laura DeNardis, professora da American University e autora do livro “A Guerra global da governança da internet”, lançado recentemente sobre o assunto.

Para os consumidores que utilizam a internet para assistir filmes ou enviar e-mail, nada vai mudar, se tudo correr conforme o planejado. “Queremos fazer a transição com cuidado para algo que não seja apenas transferir o poder para uma das partes interessadas, mas que leve em conta os interesses da indústria, dos grandes usuários da internet, dos compradores de nomes de domínio, governos e da sociedade civil como um todo”, disse DeNardis.

Lawrence E. Strickling, secretário-assistente de comunicação do Departamento de Comércio, disse que os poderes que hoje pertencem à Icann deverão ser passados para uma coalização formada por entidades de vários países. Mas adiantou: “Os EUA não vão aceitar uma proposta que substitui a Icann por uma organização liderada por governos ou intergovernamental”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile