O Ministério da Justiça divulgou balanço das reclamações registradas no portal da internet consumidor.gov.br – ferramenta criada pela pasta para intermediar conflitos entre empresas e consumidores. Segundo o MJ, aumentou em 63% o número de reclamações registradas no portal. Em 2017, o portal recebeu 470.748 queixas, o que representa 48% de todas as reclamações registradas desde que a ferramenta foi criada, em junho de 2014.
Segundo o ministério, as empresas que prestam serviço de telecomunicação foram os principais alvos de reclamação dos consumidores no Brasil, seguida por bancos e financeiras. De acordo com os dados divulgados, 80,8% das pessoas que registraram queixas no portal tiveram o problema resolvido em um prazo médio de 6,3 dias.
Reclamações
No setor das telecomunicações, que lidera a lista de problemas com consumidores com 43,3% dos registros, os serviços mais reclamados são:
19,15% telefonia móvel pós-paga;
17,89% pacotes de serviço (combo);
12,43% internet fixa.
Outros 16,1% das reclamações foram contra banco de dados e cadastros de consumidores, como o SPC, Serasa, SCPC – índice que coloca o serviço no terceiro lugar dos que mais tiveram ocorrências em 2017.
Os dados mostram que 39,9% das reclamações estão relacionadas a cobranças indevidas, e 16,9% de divergências entre contratos e ofertas.
Perfil dos consumidores
O portal também traz dados sobre o perfil dos consumidores que registraram queixas. Segundo o Ministério da Justiça, quem mais reclamou em 2017 foram os homens, com 60% dos registros.
De todas as ocorrências, 33,4% foram feitas por pessoas que têm entre 21 e 30 anos, e 32,1% por um público com idade entre 31 e 40 anos.
Desde que o portal foi criado, mais de um milhão (1.091.643) de reclamações já foram registradas no portal, que já tem 839.215 consumidores cadastrados.