Risco de fracasso é um dos principais desafios da transformação digital no varejo, diz estudo

0

Quando falamos sobre transformação digital, o setor de varejo mostra-se bastante desenvolvido. Entretanto, enquanto 93% das organizações afirmam ter uma estratégia digital claramente definida, o setor está atrasado com relação à conclusão de projetos com resultados. É o que revela a pesquisa global da Fujitsu, The Digital Transformation PACT1.

O estudo, realizado com 189 líderes empresariais no setor varejista, é um recorte de uma pesquisa mais ampla que analisou a perspectiva de 1625 executivos com relação aos quatro elementos estratégicos necessários para a transformação digital bem sucedida: Pessoas, Ações, Colaboração e Tecnologia (PACT).

A análise revela que o medo do fracasso é um dos grandes desafios enfrentados pelos varejistas com projetos que envolvem transformação digital – 70% admitem que o medo faz com que eles desacelerem. Além disso, 19% alegam já terem participado de, pelo menos, um projeto de digitalização falho nos últimos dois anos, trazendo um prejuízo que gira em torno de 337.381 euros. Além disso, quase 23% dos varejistas confirmaram que já cancelaram projetos digitais, com uma perda média equivalente a 182.321 euros.

Apesar dos desafios apresentados, a maioria dos varejistas espera retorno financeiro e benefícios operacionais com os projetos de digitalização nos próximos 18 meses. Alinhada à esta perspectiva otimista, 86% dos participantes acreditam na existência de uma cultura de inovação em suas organizações e apontam que processos e comportamentos (enquadrados no pilar de transformação) são fatores determinantes na realização de suas estratégias digitais (33% e 24%, respectivamente).

Faltm habilidades digitais

O estudo aponta também as áreas chaves que precisam ser desenvolvidas: 71% dos varejistas concordam que atualmente há uma clara falta de habilidades digitais em suas empresas. Quase 69% alegam que um ponto preocupante é o fato das organizações se concentrarem demais na mudança tecnológica durante a transformação digital, ao invés de focar em habilidades, processos e comportamentos capazes de apoiar essa mudança. Além disso, enquanto quase metade dos varejistas investem em sistemas de Internet das Coisas, quase 73% preocupam-se com sua capacidade de adaptação às novas tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial, por exemplo.

Os varejistas já lidam com essas falhas: 87% tomam medidas para aumentar seu acesso à habilidades e conhecimentos digitais, além de investir em parcerias com especialistas em tecnologia externa, clientes e startups. No entanto, em comparação com outros setores, os varejistas mostraram-se menos dispostos a realizar projetos de co-criação com parceiros para oferecer inovações digitais – o que pode ser uma desvantagem para o setor.

De acordo com Richard Clarke, diretor executivo da Global Retail da Fujitsu, a disruptura digital afeta o setor de varejo e está modificando a paisagem competitiva de maneira irreconhecível. "A transformação digital vai muito além do que apenas tecnologia. É claro que as ferramentas certas são cruciais, mas também é importante ter o conhecimento das habilidades corretas e os parceiros co-criativos. Se os varejistas quiserem ter sucesso e alcançar a excelência digital, eles devem aprender a equilibrar efetivamente os quatro elementos-chave: Pessoas, Ações, Colaboração e Tecnologia (PACT )", conclui.

A digitalização afeta os processos, receitas e modelos de negócios

Transformar digitalmente significa, para 31% dos entrevistados, transformar os modelos de negócios e as receitas de suas organizações, já 58% enxergam o conceito como a criação de novos processos de negócios digitais. A pesquisa aponta que 35% dos varejistas já implementaram projetos digitais, enquanto 38% têm alguns em andamento e mais de metade (54%) dos pesquisados já trabalham com a digitalização em processos e áreas de negócios existentes. No entanto, o estudo revela que o conceito de Shadow IT ainda é um problema, já que 70% dos entrevistados sentem que projetos na Shadow IT são o único caminho para que áreas da organização consigam inovar completamente.

Os clientes conduzem a transformação digital

Não surpreendentemente, 66% dos participantes da pesquisa apontam os clientes como o maior fator influente na transformação digital: 91% por cento admitem que seus clientes esperam que sejam mais digitais e 69% acreditam que a transformação digital leva a uma maior concorrência. De fato, a digitalização está agitando o setor varejista mais do que outros setores, onde 75% concordam que é impossível prever quem serão seus concorrentes em dez anos. No geral, 86% pensam que a capacidade de mudança será crucial para que seus negócios sobrevivam nos próximos cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.