Publicidade

    PFU Limited e The Watercolour World firmam parceria para documentar pinturas na era digital

    0
    Publicidade

    A Fujitsu anuncia parceria entre a PFU EMEIA, subsidiária da PFU Limited com sede no Reino Unido, e a Watercolour World, instituição focada na criação de um banco de dados online e gratuito em todo o mundo com coleções públicas e privadas de aquarelas pintadas antes de 1900.

    A parceria tem o objetivo digitalizar e preservar aquarelas públicas e privadas. Ao criar um panorama visual do mundo antes da fotografia e tornando-o disponível, por meio de uma coleção em um site, as empresas tornam as aquarelas acessíveis para todos – já que a durabilidade dessas pinturas está comprometida pela fragilidade.

    No projeto, a digitalização será feita com o auxílio do scanner Fujitsu ScanSnap SV600 de forma que a documentação das artes fica disponível em uma única biblioteca geograficamente indexada e de fácil acesso para todos os visitantes do portal. Até o momento, já estão disponíveis por volta de 80 mil aquarelas.

    Projetado para a captura rápida e fácil de imagens e entrega em alta qualidade, o ScanSnap SV600 é um scanner suspenso que pode digitalizar imagens através do vidro, o que significa que as pinturas não precisam ser removidas de suas molduras, evitando o risco de danos. O ScanSnap SV600 possui, ainda, uma faixa de luz forte capaz de capturar todos os detalhes da imagem, sem prejudicar a aquarela. Outro diferencial do equipamento é a portabilidade; as equipes de digitalização podem levar o dispositivo até as coleções, galerias e residências para capturar as imagens.

    De acordo com Yasunori Miyauchi, Vice-Presidente Corporativo da PFU Limited e Presidente da Unidade de Negócios de Documentação e Imagem, a parceria oferece uma nova oportunidade para quem quer conhecer e saber mais sobre essas obras de artes. “Digitalizar peças históricas e permitir que todos vejam como era a vida antes da fotografia são ações relevantes com impactos no mundo todo. Estamos orgulhosos com a parceria com a Watercolour World e queremos seguir contribuindo com os registros históricos para o futuro”, completa.

    Sobre o The Watercolour World

    O Watercolour World é um site gratuito e interativo que funciona como um portal exclusivo de coleção globais de aquarelas documentais feitas antes de 1900, em mãos públicas e privadas. Os usuários podem pesquisar por um mapa ou por uma palavra-chave entre milhares de imagens, que incluem topografia, botânica, zoologia, eventos históricos e realizações humanos de todos os tipos O Watercolour World surgiu da ideia de Fred Hohler, ex-diplomata britânico que fundou a Public Catalog Foundation em 2002. Fred fotografou e publicou pela primeira vez mais de 200 mil pinturas a óleo em propriedade pública na Grã-Bretanha. O projeto é totalmente financiado pela The Marandi Foundation, uma instituição de caridade sediada em Londres e presidida pelos empresários e filantropos britânicos Javad e Narmina Marandi.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile