Varejo 4.0: como o varejo físico está renovando a experiência in-store com inteligência em pagamentos

0

Independentemente do segmento e do tipo de loja, o momento do pagamento é uma parte crucial para a experiência do consumidor. Uma transação rápida, sem qualquer problema e com bom atendimento ajuda a fidelizar o cliente e traz ótimos resultados no futuro. Contudo, o difícil é justamente garantir essa vivência sobretudo na fila do caixa. Por muito tempo, pagar suas compras era sinônimo de dor de cabeça e demora na maioria das situações. De olho nessa demanda, as empresas de tecnologia se debruçaram sobre o assunto nos últimos anos e, aos poucos, estão revolucionando o varejo com soluções inteligentes nesse segmento.

Não à toa que as transações sem dinheiro seguem evoluindo e já são realidade para grande parte das pessoas. O World Payment Report, realizado pela Capgemini e o banco BNP Paribas, mostra que as movimentações non-cash, ou seja, sem a utilização de cédulas e moedas, aumentaram 10,1% entre 2015 e 2016 e devem ter um crescimento médio anual de 12,7% até 2021, atingindo uma em cada cinco transações em todo o mundo.

Nem sempre foi assim, evidentemente. Os meios de pagamentos sempre foram considerados uma despesa para o varejo, principalmente por ser um serviço no qual todos os players são "reféns" e não podem viver sem eles. Entretanto, a partir do momento que os varejistas ganham poder frente aos bancos eles podem aliar o pagamento com tecnologia e melhorar a experiência dentro da loja.

Não se limitando apenas a isso, agora podem trazer mais inteligência a seu produto e até monetizar em cima da transação na sua cadeia de distribuição (via spread). Isso acontece por automatizar cobrança de taxas no caso de franquias, com a possibilidade de Split nos marketplaces e com ganho informacional e automação nos pontos de venda tradicionais.

Com mais inteligência, é possível trazer inovações para a experiência de pagamento dos consumidores no varejo. A principal delas é o surgimento de novos modelos de cobrança, como o pagamento nas lojas sem a necessidade de fila no caixa. Os catálogos podem ser disponibilizados em tablets ou pontos de autoatendimento, agilizando o processo. Há também o Smart POS, a "maquininha" de cartão mais inteligente que permite as empresas customizarem as aplicações e até mesmo o mPOS, com um pinpad e um celular para facilitar as transações. Todas essas alternativas já são uma realidade no mercado nacional.

Para que o varejista possa se beneficiar dessa nova inteligência, é essencial que eles fiquem atualizados sobre o mercado e como podem liderar essas mudanças. Além disso, é importante entender o cenário em que estão ao invés de criarem novos hábitos que fujam muito da experiência habitual do consumidor. Para ganhar mais velocidade, é recomendado se juntar aos especialistas do setor, pois há muita burocracia e complexidade, e escolher parceiros tecnológicos que entendam bem do cenário. Algo importante para a sequência do negócio.

O mercado de pagamento é um dos maiores do mundo por estar atrelado a qualquer troca de valor – e essa realidade é particular no Brasil. Segundo o Global Bank, somos o quarto maior mercado do mundo para transações sem dinheiro, mas a penetração de pagamentos eletrônicos e da bancarização ainda é baixo. Logo, existe um setor gigantesco a ser explorado. Essa vantagem e seus desafios impulsionam o surgimento de fintechs que fornecem esse serviço ao cliente final e disponibilizam maior acessibilidade para democratizar os meios de pagamentos a qualquer instituição que tem o interesse de acessá-lo.

Victor Dubugras, head de Marketing da Hash.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.