Avast observa continuidade de ameaças relacionadas à Ucrânia e identifica disseminação de ferramentas DDoS

0

Equipes de inteligência de ameaças e laboratórios de ameaças da Avast continuam observando ameaças relacionadas à Ucrânia e identificaram a disseminação de ferramentas DDoS.

"Identificamos iniciativas compartilhadas nas mídias sociais, que incentivam as pessoas comuns a se tornarem hackers, baixando ferramentas DDoS para dar suporte a ataques DDoS contra alvos na Rússia. A análise de uma dessas ferramentas mostra que ela não é segura, pois coleta dados sigilosos que podem tornar os usuários identificáveis, como o seu endereço IP, código do país, cidade, localização proveniente do endereço IP, nome de usuário, configuração de hardware e idioma do sistema. Como a configuração é baixada de um servidor remoto, a ferramenta também pode suportar um ataque DDoS em qualquer alvo que o operador do servidor/autor da ferramenta escolher, sem que o usuário tenha conhecimento", diz Michal Salat, diretor de Inteligência de Ameaças da Avast

Ele afirma ainda que "embora as pessoas possam pensar que o fato de juntarem-se a essas forças cibernéticas possa ser uma forma de expressar a sua opinião sobre a guerra, isto ainda é um ataque cibernético com todas as suas consequências. Os usuários podem pensar que essas ferramentas oferecem uma maneira de atacar anonimamente determinados alvos, mas não protegem a privacidade e o anonimato do usuário e podem ainda colocar a pessoa em risco de ataques de retaliação. Recomendamos fortemente que as pessoas não se envolvam com essas iniciativas, pois elas vão agravar a situação"

"Ferramentas simples e fáceis de usar" compartilhadas, por meio dessas iniciativas, podem ser um risco à privacidade e à segurança para a pessoa que está fazendo o download", conclui o diretor de Inteligência de Ameaças da Avast.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.