Komeco investe em tecnologia para gestão de fretes e melhoria nos processos

0

A Komlog – uma das maiores operadoras logística do Brasil –  detentora da Komeco, empresa que desenvolve produtos com soluções tecnológicas no ramo de geração de energia solar fotovoltaica, começou a avaliar a busca por uma solução que promovesse a transformação digital dos seus processos logísticos. A necessidade surgiu porque a empresa já operava com um número considerável de transportadoras, e, portanto, com faturas de frete que chegavam em formulários impressos.

O controle e a conferência dessas faturas eram feitos com planilhas de cálculo. Além disso, a maioria das tabelas eram elaboradas por percentual sobre o valor da venda, somados aos demais elementos de custo como gris, ad-valorem e pedágio.

Para trabalhar seu portfólio de aproximadamente 14 mil itens de produtos e cerca de 118 mil clientes, a empresa conta com uma forte estrutura logística e operacional, que atua por todo o Brasil. Ao todo opera com uma demanda média de 265 notas embarcadas por dia.

Desafio logístico

"O controle era tudo muito simples, porém, não era eficiente", relata Danielle Leal Hilário, Analista de Logística da Empresa Komlog. De acordo com ela, antes da automatização promovida pelo GKO FRETE, marca que pertence ao Grupo Senior Sistemas desde abril de 2021, a gestão de transportes na Komlog ocorria informalmente, via e-mail e planilhas.

"Ocorrências como problemas na entrega de produtos eram registradas quando uma transportadora ou representante das marcas relatavam. Tal cenário levou o departamento de logística a avaliar a adoção de um sistema que promovesse uma transformação tecnológica em seus processos, no desempenho do atendimento ao cliente e na relação com as transportadoras".

Transformação digital na logística

Para ajustar sua atuação logística, a Komlog optou por inserir a GKO FRETE em sua operação e com isso garantiu ganhos como segurança do cumprimento das tarifas acordadas devido ao volume embarcado – em torno de 5.000 notas por mês – através dos recursos de simulação de fretes e de auditoria de faturas.

A auditoria de fretes também promoveu integração e automatização no tráfego de EDI em 100% com todas as transportadoras, contabilização do CTE no dia seguinte do embarque mediante integração do EDI e cálculo automático, todos os documentos contabilizados dentro da competência e a otimização de tempo na rotina dos colaboradores.

"Consideramos o GKO FRETE um sistema completo, que proporciona resultados coerentes para tomada de decisão e que otimiza a operação no aspecto custo e de equipe de profissionais para gerir uma "Conta Frete". Isso atende ao desafio constante de conciliar menor custo de frete com a maior eficiência possível e atender às expectativas de todos os stakeholders", fala Danielle Leal Hilário, analista de Logística da Komlog.

O GKO FRETE, solução do portfólio do Grupo Senior Sistemas, é um sistema TMS Embarcador para gestão de fretes contratados junto a transportadores terceirizados.

"Controlar melhor o frete com um sistema TMS significa selecionar, sempre, o melhor transportador para cada demanda e, assim, aumentar a eficácia do processo de entrega e da gestão de fretes como um todo. Na ponta final, o resultado é um cliente mais satisfeito, seja ele um distribuidor ou consumidor final", explica Ricardo Gorodovits, Head da unidade GKO no Grupo Senior Sistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.