Afinal, o que esperar do ChatGPT?

0

Desde o seu lançamento, em novembro de 2022, muito tem se falado sobre o ChatGPT, um chatbot com inteligência artificial que permite usuários interagirem com o modelo de linguagem, enviando perguntas e recebendo respostas em tempo real, principalmente depois do anúncio de investimento de 10 bilhões de dólares da Microsoft em sua desenvolvedora, a OpenAI. Em torno desse debate, gosto de pensar que a tecnologia, no geral, tem o potencial de ser usada de forma positiva, independente da sua finalidade, e que há esforços para regulamentar e garantir seu uso de forma responsável.

Os questionamentos e discussões são inúmeros: substituição de empregos humanos por inteligência artificial; o uso indevido ou malicioso do modelo, como na geração de notícias falsas ou discurso de ódio; falta de privacidade e segurança, incluindo o armazenamento de informações pessoais e a possibilidade de manipulação de dados. Ainda não está claro como a inteligência artificial afetará a sociedade no futuro e se há riscos potenciais a serem considerados. Por outro lado, este é um mercado que está em grande expansão, segundo a Precedence Research, que projeta um crescimento de 869% em oito anos, indo de 165 bilhões de dólares em 2023 para 1.6 trilhão em 2030.

Em pesquisa para a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, conhecida tanto pelo seu rigor acadêmico quanto por ser a mais antiga escola de administração dos Estados, o professor Christian Terwiesch submeteu o ChatGPT ao exame final de Operations Management, disciplina básica do programa de MBA da Wharton, e segundo o pesquisador, o resultado foi um ótimo trabalho com excelentes explicações, concluindo assim que o novo sistema de inteligência artificial demonstrou uma capacidade notável de automatizar algumas das habilidades de trabalhadores do conhecimento altamente remunerados como analistas, gerentes e consultores.
Em setores fortemente ligados à tecnologia, relacionamento com o cliente e internet, os benefícios são diversos. O ChatGPT pode contribuir para geração de respostas automáticas, sendo treinado para responder de forma não genérica a perguntas frequentes, permitindo uma ação rápida e precisa sem a necessidade de intervenção humana; pode ser usado para gerar conteúdo, incluindo descrições de produtos, anúncios publicitários e artigos de blog; pode analisar o sentimento das mensagens, sendo útil para entender como os clientes estão reagindo a produtos ou serviços além ser usado para criar chatbots personalizados, que podem ajudar a automatizar processos e melhorar a experiência do cliente.
Sobre o mercado de trabalho, o desenvolvimento desta nova tecnologia pode causar certo impacto, mas é provável que altere o tipo de habilidades e conhecimentos necessários para a atuação em certas áreas, em vez de causar desemprego em massa. Pode também ser usada para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços, criando novas oportunidades de emprego, podendo aumentar a demanda por trabalhadores especializados como engenheiros de dados e especialistas em inteligência artificial, permitindo que as empresas cresçam e expandam suas operações. Além disso, a automatização também pode ajudar a aumentar a eficiência e a competitividade das empresas, o que pode levar a um crescimento econômico geral e a novos empregos.

O ChatGPT pode trazer impactos positivos na melhoria do desempenho das empresas, ajudando a otimizar processos e a reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas; melhoria na educação, fornecendo informações precisas e atualizadas para os alunos e professores, além de ajudar a desenvolver novas habilidades em tecnologia e análise de dados; inclusão digital, permitindo que pessoas não possuem recursos tecnológicos avançados tenham acesso a informações e serviços online além da já citada geração de empregos principalmente nas áreas de tecnologia.

Este tipo de inteligência artificial é nova para o grande público, e ainda deve ser muito explorada e aprimorada nos próximos anos. Acredito que no futuro, aplicações como o ChatGPT sejam ainda mais precisas e capazes de lidar com uma variedade ainda maior de tarefas. Muito embora esse novo caminho seja um grande facilitador, continua sendo imprescindível a presença de um ser humano com as perguntas certas, dentro do contexto certo e com os objetivos bem fundamentados, para que os benefícios sejam bem aproveitados.

Eduardo L'Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.