A Tembici, líder em micromobilidade na América Latina, decidiu elevar a área de relações governamentais e public affairs ao C-level da companhia. O objetivo é trazer uma visão sistêmica e unificada do relacionamento com todos os stakeholders externos da empresa. Quem assume o cargo intitulado de CXO (Chief External Officer) é Juliana Minorello, que está na startup de compartilhamento de bicicletas há quatro anos.
"Ao longo dos últimos anos, a área de relações governamentais teve um papel crucial para a consolidação das operações nas cidades atuais e para as expansões que fizemos no Brasil e na América Latina", diz Minorello. Como os sistemas de bicicletas compartilhadas são implementados em espaços públicos, o relacionamento profissional com entes governamentais, tanto em esfera municipal, estadual, como federal, com instituições (associações setoriais, academia) e com a sociedade civil é fundamental.
Toda a jornada de implementação e operacionalização dos sistemas de bicicletas compartilhadas demanda diálogo e articulação com diversos atores públicos, privados e sem fins lucrativos, conta Minorello. "Nesse cenário, é muito importante que se tenha uma visão macro e uma articulação unificada e direcionada em relação a todos esses stakeholders externos para fomentar e estruturar projetos de mobilidade sustentável que são indispensáveis para a agenda socioambiental."
Minorello é formada em Direito pela Universidade de São Paulo e possui MBA Executivo Internacional pela FIA Business School. Tem 13 anos de experiência profissional no segmento público, tecnologia e mobilidade urbana. Já passou por multinacionais, como Groupon e Cabify, onde atuou nas áreas de relações governamentais, políticas públicas e jurídicas. Além de ser conselheira na Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), também é vice-presidente do MID (Movimento Inovação Digital) e professora de public affairs na Link School of Business.
Também realizou trabalhos voluntários em direitos humanos, civis e ações sociais nos institutos Adus, Pro Bono e Departamento Jurídico XI de Agosto.