A Gigbyte, fabricante chinesa de placas-mãe para PCs, investiu R$ 1 milhão na abertura de um centro de serviços e suporte no Brasil, com o objetivo de expandir a atuação no país. A empresa revela que este é apenas o primeiro passo para concretizar sua meta.
O centro brasileiro é o terceiro aberto na América Latina pela Gigabyte, que já tem uma unidade no Peru e está em fase de construção de uma outra na Argentina. No mundo, a empresa conta com 40 centros de serviços e suporte.
Para Henry Kao, vice-presidente mundial da divisão de placas-mãe da Gigabyte, o Brasil representa uma grande oportunidade de negócios para a companhia e já responde por cerca de 10% das suas vendas mundiais.
Devido à importância do país, a empresa chinesa, que atualmente produz as placas-mãe no Brasil por meio da terceirização à Teiko, em Manaus, estuda inaugurar uma fábrica própria no país. A expectatva da Gigabyte é que isso ocorre dentro de três anos, num projeto que deve consumir investimentos da ordem de US$ 30 milhões.
O presidente da Gigabyte para o Brasil, Eric Lu, comenta que o país é um dos focos da empresa para os próximos anos e a meta é elevar a participação de mercado dos atuais cerca de 10% a 15% para 35% nos próximos três anos. Antes de abrir uma fábrica própria, a companhia chinesa pretende aumentar em 50% o volume de produção nos próximos três anos.
Atualmente, a Gigabyte tem capacidade de produção de 150 mil placas-mãe por mês, cerca de 1,8 milhão por ano. Lu disse que no ano passado a Gigabyte vendeu cerca de 750 mil placas-mãe no país, número que deve saltar para 1 milhão neste ano, o que, se confirmado, representará um crescimento de 33%.
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