Estabelecer parcerias com os provedores e "monetizar" o conteúdo. Este é o desejo do maior portal de vídeos da web, o YouTube, segundo seu diretor de parcerias de vídeo, Patrick Walker.
Ele conta que o portal conta hoje com 500 milhões de usuários globais, e exibe um bilhão de vídeos ao dia, e um bilhão de vídeos "monetizados" por semana (ou seja, vídeos que agregam receitas de publicidade, divididas entre o YouTube e o dono do conteúdo).
Walker busca acordos com provedores de conteúdo para que usem a plataforma. O mais recente, conta, foi fechado com o grupo francês Lagardére, que fornecerá 6 mil horas de conteúdo.
Buscando apagar a imagem de inimigo dos direitos autorais, Walker diz que o site está comprometido com a proteção deste direitos. Tanto que oferece hoje três opções aos detentores dos conteúdos, quando identificam suas propriedades na rede: bloquear, monitorar (para medir a popularidade) ou monetizar, ou seja, vender publicidade. Segundo ele, 50% dos provedores escolhem a terceira opção.
Walker falou em painel sobre mídia online no MipTV, que acontece esta semana em Cannes, França.
- Convergência