O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) finalizou concorrência pública para a seleção da empresa responsável pelo fornecimento e pela implementação de sistema para suporte às exigências do International Financial Reporting Standards (IFRS), normas contábeis internacionais que objetivam melhorar a avaliação do risco, conferir maior transparência na divulgação dos balanços das organizações e gerar informações mais seguras e que colaboram para a própria gestão das empresas e instituições, entre outras metas.
A vencedora da licitação foi a SCA – Systema Consultores, com um lance de R$ 1,3 milhão, para o fornecimento da solução SCA Financials 10. Conforme os termos do contrato, além do fornecimento do sistema e a implantação, prevê o treinamento da equipe do Banestes e o suporte.
Com prazo de implantação de quatro meses e mais quatro anos de atualização e acompanhamento das mudanças da legislação e normas, o sistema desenvolvido pela SCA será responsável pela elaboração do novo padrão contábil internacional IFRS, bem como pela automação do cálculo de impostos, informações para o Banco Central, Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Além do preço, pesou também a escolha da empresa as características da solução, que proporciona prazos e custos significativamente menores, governança da informação, documentação e segurança nas informações com a eliminação de centenas de planilhas e atendimento à Lei Sarbannes-Oxley, Seção 404, concebida como forma de proteger os acionistas das empresas de capital aberto.
Segundo Antonio Coló, presidente da SCA, esta é atualmente "a única solução nessa modalidade. Estamos levando para o exterior nossa expertise em tecnologia de conversão para IFRS com uma solução global, que incorpora rapidamente as inteligências requeridas em cada país".
- Projeto