Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Solução de biometria do CPqD está disponível em nova plataforma da IBM

Solução de biometria do CPqD está disponível em nova plataforma da IBM

0
Publicidade

A solução CPqD Smart Authentication, que utiliza tecnologias de biometria de face e de voz na autenticação de usuários em aplicações críticas – como transações bancárias e de comércio eletrônico, por exemplo -, já está rodando na plataforma Power8, lançada recentemente pela IBM. Disponível para experimentação no IBM Client Center (ICC), em São Paulo, a solução reforça a parceira existente entre o CPqD e a IBM na área de segurança e prevenção a fraudes.

“A identificação correta do cliente que está tentando comprar um produto, ou realizar uma operação bancária, em um canal de atendimento eletrônico, é fundamental para evitar fraudes que hoje são motivo de preocupação em instituições financeiras e empresas de e-commerce”, afirma Graziela Barros, gerente de Soluções de Autenticação Biométrica do CPqD. “Por outro lado, o excesso de processos de segurança, com repetidas solicitações de senhas, tokens e informações pessoais, pode acabar ofuscando os grandes atrativos do atendimento eletrônico: a comodidade e a facilidade de uso”, acrescenta.

Essa é, segundo Graziela, a principal vantagem da biometria: conciliar a necessidade de segurança com a preservação da facilidade de uso dos canais eletrônicos. “A solução CPqD Smart Authentication ajuda a prevenir a fraude, na medida em que permite autenticar pessoas a partir do reconhecimento de sua voz ou da face, de uma forma natural, segura e rápida”, ressalta.

Graziela destaca ainda que a solução pode ser usada em múltiplos canais de comunicação (internet, telefone e smartphone) e que combina as tecnologias de biometria, de síntese de fala (text to speech) e de reconhecimento de fala (automatic speech recognition) do CPqD, para português falado no Brasil – o que facilita ainda mais a interação com os usuários. Para isso, é importante ter um equipamento com grande capacidade de processamento, como é o caso do Power8 da IBM. “Os dados biométricos são muito ricos e seu processamento envolve um grande número de combinações diferentes, com algoritmos complexos”, explica.

Além da aplicação na autenticação de clientes em instituições financeiras, lojas virtuais e contact centers (em transações por telefone, internet ou dispositivos móveis), o uso de biometria de voz e de face traz vantagens também para empresas com grande número de funcionários, que precisam de segurança no acesso às aplicações corporativas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile