Publicidade
Início Notícias Negócios Negociações sobre fusão das unidades de PCs da Toshiba, Fujitsu e Vaio...

Negociações sobre fusão das unidades de PCs da Toshiba, Fujitsu e Vaio correm risco de fracassar

0
Publicidade

As negociações entre a Toshiba, Fujitsu e Vaio para a fusão de suas divisões de computadores pessoais correm o risco de fracassar. Um indicativo forte disso foi o abandono das conversações do fundo de private equity Japan Industrial Partners, que adquiriu o controle da Vaio da Sony, em 2014, segundo informaram pessoas familiarizadas com assunto ao The Wall Street Journal. Ainda de acordo com as fontes, a Fujitsu e a Toshiba ainda estão em discussões, mas as tratativas também podem malograr, já que elas não conseguem chegar a um acordo sobre quem deve assumir a controle da joint venture que seria criada.

A saída da Japan Industrial Partners não deixa de ser uma supresa, uma vez que o presidente-executivo da Vaio, Yoshimi Ota, havia manifestado grande interesse na fusão das divisões de PCs. As conversações tiveram início no ano passado após vir à tona o escândalo contábil da Toshiba, acusada de inflar os lucros em seus balanços por anos. A ideia de criar uma joint venture com os concorrentes surgiu como uma alternativa para resolver os graves problemas financeiros da empresa e também da Vaio e Fujitsu, devido à baixa margem de lucro indústria de computadores hoje no mundo.

As fontes ouvidas pelo jornal americano disseram que a Japan Industrial Partners queria ter o controlade da joint venture, mas que a Fujitsu e a Toshiba não concordaram com os termos propostos. Elas disseram que a Vaio deixou as conversações porque sentiu as negociações não estavam indo a lugar nenhum.

No mês passado, o CEO da Toshiba, Masashi Muromachi, sinalizou que as conversações estão tendo dificuldades, e que esperava concluir o assunto até junho. Um porta-voz da Toshiba disse nesta quinta-feira, 14, que a companhia está considerando várias opções para sua unidade de PC, incluindo uma consolidação com outros fabricantes de computadores, mas que nada ainda foi decidido.

Em março, a Toshiba anunciou a venda de sua unidade de negócios de equipamentos médicos para a Canon, em um negócio avaliado em 688 bilhões de ienes (o correspondente a US$ 6,3 bilhões). Segundo outra fonte, o valor maior do que o esperado obtido na venda da unidade tirou a pressão sobre a Toshiba para chegar a um acordo rapidamente sobre a fusão da divisão de PCs. Mesmo assim, a Toshiba disse que espera reportar um prejuízo líquido de 710 bilhões de ienes no ano fiscal de 2016, encerrado em março.

O fato é que todos os três fabricantes de PCs japoneses envolvidos nas negociações têm sofrido com a baixa escala no mercado global, onde a concorrência é intensa. De acordo com a Euromonitor, a participação da Toshiba no mercado mundial de PCs no ano passado foi de 4,1%, da Fujitsu de 1,2% e Vaio, 1,1%. E mesmo com a combinação desuas operações, a joint venture ainda teria um market share muito aquém do da Lenovo, que domina o mercado com 17,4%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile