Publicidade
Início Notícias Gestão Eficiência operacional em TI é prioridade do setor de manufatura, aponta KPMG

Eficiência operacional em TI é prioridade do setor de manufatura, aponta KPMG

0
Publicidade

Para 65% dos executivos de tecnologia do segmento de manufatura entrevistados na pesquisa “CIO Survey 2020”, elaborada pela KPMG e Harvey Nash, a melhoria da eficiência operacional é a prioridade para nos investimentos em tecnologia. Já outros 34% apontam que o desempenho de uma TI estável e consistente é relevante para o setor. Adicionalmente, entre as áreas preferenciais para investimento no longo prazo está a digitalização através da indústria 4.0, com a automação e com o monitoramento dos ativos de manufatura.

Com relação às mudanças no modelo de prestação de serviço, o aumento nos serviços gerenciados e o incremento de uma terceirização centralizada foram indicados no estudo como importantes para o setor de manufatura, com 55% e 53% respectivamente, comparados com as outras indústrias (51% e 36%, nesta ordem). Já no que diz respeito ao aumento da automação e à diversificação de fornecedores, os percentuais do setor de manufatura são menores quando confrontados com outros segmentos, registrando 64% (manufatura) x 71% (outros) para o primeiro item, e 25% (manufatura) x 27% (outros), para o segundo.

“A partir de uma perspectiva otimista, mesmo com todas as consequências impostas pela pandemia para à indústria, a aceleração na direção de modelos mais digitais é realmente um ponto importante. A tecnologia, entendida como meio e não como fim, pode fazer com que o setor acelere sua eficiência operacional com impactos significativos no caixa, aproxime-se dos clientes e também encontre novos modelos de negócios geradores de receita”, explica o sócio-líder para o segmento de manufatura da KPMG, Luiz Sávio.

Segundo o levantamento, os líderes que se destacaram em digitalização no segmento de manufatura apresentaram uma vantagem em relação aos executivos de outros segmentos em temas como confiança do cliente (69% x 59%) e eficiência operacional (54% x 38%).

Aumento em questões relacionadas à segurança cibernética

A análise indica que quase metade (47%) da indústria de manufatura teve um aumento com incidentes em segurança cibernética devido ao crescimento do trabalho remoto, acima da média de outros setores (41%). Entre os tipos de ataques sofridos durante a pandemia, os executivos destacaram os seguintes: phishing (técnica para enganar usuários e obter informações confidenciais) com 85% e malware (programa de computador destinado a infiltrasse em um sistema operacional de forma ilícita) com 67%.

“Segurança cibernética tem sido um tema relevante para todos os setores nos últimos anos, mas a descentralização das atividades de trabalho remoto com ataques cada vez mais sofisticados, leva o tema para além da área de tecnologia, chegando à pauta da governança corporativa. Adicionalmente, a aceleração de novas tecnologias associada à indústria 4.0, se não gerenciadas adequadamente, pode gerar prejuízos importantes, incluindo o extremo da paralisação de operações inteiras”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile