Nexa busca por soluções de inclusão para pessoas com deficiência em programa de inovação

0
113

Contribuindo para tornar a Nexa uma companhia ainda mais inclusiva, a Plataforma Mining Lab abre as inscrições para o programa Miningthon, iniciativa de curto prazo, que busca soluções relacionadas a transformação digital e ao aumento da produtividade interna da companhia. Nesta edição, o programa busca por tecnologias mais inclusivas para as pessoas com deficiências visuais, auditivas e motoras. As inscrições estão abertas até 2 de maio, no site http://bit.ly/miningthon2021

Com esse foco, o desafio deste ano é buscar soluções capazes de facilitar o dia a dia das pessoas com alguma deficiência (visuais, auditivas e motoras) e atuar em melhorias de acessibilidade, segurança, saúde, comunicação, e outras áreas possíveis, além de contribuir para futuras contratações. A proposta do Miningthon, surgiu após um diagnostico interno do grupo de afinidade 'Acessa', que tem o propósito promover ações de inclusão para que as pessoas com deficiência se sintam cada vez mais acolhidas na Nexa.

De acordo com Roberta Agostinho, analista de talent acquisition e líder do Grupo Acessa, o programa vai ajudar na busca por soluções que facilitem o processo de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência. "Trabalho há 17 anos na Nexa e sou PCD. Para nós, fazer parte desse desafio nos permite atuar de maneira efetiva, criar possibilidades e remover os obstáculos que dificultam a inclusão de PCDS na companhia. Os projetos selecionados pelo Miningthon podem quebrar barreiras e facilitar o trabalho para aqueles que antes achavam que era impossível fazer", ressalta.

Rodrigo Gomes, por sua vez, gerente geral de Inovação da Nexa, reforça que nessa edição o desafio é buscar no ecossistema de inovação soluções capazes de tornar todo ambiente de trabalho mais inclusivo e plural. "Na Nexa, temos o objetivo de construir a mineração do futuro, tendo como foco uma gestão mais humana e colaborativa. Por meio do Miningthon, vamos aprimorar tecnologias que possam contribuir com todos os pontos relacionadas à pluralidade da companhia", afirma Gomes.

Foco em pluralidade na Mineração

Nos últimos anos, a Nexa tem atuado na construção de um ambiente cada vez mais plural dentro e fora da companhia. Em 2019, o tema ganhou ainda mais relevância ao implementar o 'Jeito Nexa', que visa promover e valorizar a escuta, interação e troca de experiência, por meio da diversidade e inclusão, diálogo e colaboração.

Com base nele, foi desenvolvida a jornada de pluralidade ao criar os grupos de afinidade com colaboradores voluntários para trabalhar as seguintes temáticas: Mulheres, Multiculturalidade com Raças/Etnias, LGBTQIA+, pessoas com deficiências e multigerações.

Além dessa iniciativa, a companhia criou o programa Plural Chain, que visa promover um ambiente mais diverso, plural e inclusivo em toda a cadeia do setor de mineração no Brasil e no Peru. O tema pluralidade faz parte da estratégia ESG (Environmental, social and corporate governance) da companhia, que tem metas focadas na equidade de gênero e em criar um ambiente organizacional sem distinção, em que todos podem ser reconhecidos, valorizados, ter voz ativa e poder de decisão.

Sobre o Miningthon

O Miningthon é uma iniciativa de inovação da Nexa Resources que busca por soluções tecnológicas para desafios ligados à transformação digital da empresa, e voltados para a mineração e metalurgia. Desde sua criação, em 2019, foram mais de 90 inscrições de soluções focadas em baixa customização. Entre os temas já trabalhados, está emissão automática de documentos, gestão do bem-estar e checklists digitais.

Para mais informações sobre o Miningthon, basta encaminhar um e-mail para: mininglab@nexaresources.com

Deixe seu comentário