Publicidade
Início Blogueria O uso da inteligência artificial no meio bancário

O uso da inteligência artificial no meio bancário

0
Publicidade

Não é de hoje que ouvimos e vemos como a tecnologia veio para nos auxiliar em questões básicas do dia a dia. Os bancos, por exemplo, passaram por uma grande transformação com a chegada da internet e os aplicativos. Diversas fintechs foram criadas, maneiras rápidas e simples de realizar pequenas transações e empréstimos, porém esse viés tecnológico do banco sempre foi visto como algo opcional e utilizado principalmente pela geração mais jovem.

Com a pandemia que se iniciou em 2020 o mundo se viu impedido de realizar diversas atividades presenciais e com isso os sistemas bancários tiveram que se reinventar e todos os clientes se adequarem a essa nova realidade tecnológica e distante da presencial de outrora.

Uma estudo lançado recentemente pela McKinsey – “Refazendo a experiência do cliente bancário em resposta ao coronavírus” – aborda os muitos desafios que esta nova era trouxe aos bancos e como muitos bancos apresentam problema em aumentar e adotar soluções digitais com seus clientes. E por que isso ocorre?

Serviços financeiros são complexos e vitais para as vidas das pessoas. Algumas ações bancárias como ver o extrato bancário ou pagar uma conta são considerados operações de rotina, portanto fáceis de se digitalizar e tornar prático através de um aplicativo. Mas algumas outras operações já demandam um certo nível de detalhes e cálculos como, por exemplo, escolher um cartão de crédito ou solicitar um empréstimo para o banco. É nesse aspecto que vemos como digitalizar as operações em uma instituição financeira são mais complicadas do que para uma rede de vendas, como por exemplo a Amazon.

As diferentes características entre finanças e vendas nos levam a uma dicotomia. A primeira são os tipos de serviços online para as finanças. Como dito anteriormente, algumas operações são mais fáceis de trazer para o âmbito digital como olhar o extrato do banco, realizar uma transferência ou pagar uma conta. Já outras, como solicitar um empréstimo, demandam muito mais atenção, pensamento e interação humana com funcionários do banco. Algumas pessoas, geralmente as mais velhas, possuem dificuldades na conversão para o online e isso nos faz perceber como as instituições financeiras possuem poucas possibilidades de acesso para que esses clientes possam ter suas dúvidas sanadas e utilizarem de maneira plena as ferramentas digitais.

Utilizando a inteligência artificial, essas instituições poderão ser capazes de descobrir e aprender o padrão de comportamento e pesquisa do cliente e atender todas as necessidades e dúvidas desse visitante durante o processo de pesquisa de produto ou serviço até a finalização da sua experiência.

O uso da IA fideliza e conquista o cliente através da facilitação da navegação com um rápido e eficaz atendimento prestado pela instituição financeira.  O serviço tem como objetivo guiar clientes durante sua jornada de compra respondendo suas dúvidas, sugerindo quais produtos e serviços utilizar a fim de tornar esse novo comprador em um fã da marca. Esse é o caminho que bancos como o Banco da Inglaterra tem utilizado para criar uma melhor experiência online para seus clientes. “Análise avançada e o surgimento da inteligência artificial podem transformar a forma como os clientes vivenciam as finanças e a agilidade, eficiência e resiliência das empresas financeiras”, afirma a companhia britânica.

São diversas as ferramentas utilizadas para a prestação de tal serviço, como por exemplo a chamada BDH, “Behavioral Data Hub”. Através dessa ferramenta a IA é capaz de identificar padrões de navegação dos visitantes do site e, desta forma, oferecer soluções e alternativas rápidas para sanar todas as dúvidas e tornar a experiencia ali realizada, seja a compra de um produto ou operações bancárias, mais simples e prazerosas para o usuário.

A Covid-19 está sendo um grande marco no mundo de negócios e se tornou um grande divisor de águas em como o consumidor enxerga transações online e offline. Interações via celular estão em alta, mas falta componentes visuais e, em muitos aspectos, falha nesse vão entre interações presencias e não presenciais. Mas ferramentas de inteligência artificial são o início de uma nova era para bancos e vendas em geral na internet.

Mauricio Maiola, VP para América Latina da Fanplayr.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile