Desenvolve SP ultrapassa R$ 2 bilhões em financiamentos

1

Em março completam-se dois anos de pandemia da Covid-19 oficialmente reconhecida no país. A crise sanitária causou desemprego e deixou milhares de empreendedores de uma hora para outra sem nenhum tipo de renda em todo o país e o quadro só foi revertido onde políticas públicas objetivas de recuperação econômica e mitigação de danos foram implementadas, como é o caso do Estado de São Paulo.

Para sobreviver às consequências e manter os negócios em funcionamento, mais de 6,5 mil empreendedores e prefeituras recorreram ao Desenvolve SP, a agência de fomento paulista desde a decretação da pandemia. Do início de 2020 a março deste ano, a instituição financiou R? 2,03 bilhões para empresas e municípios do estado de São Paulo. Somente no primeiro trimestre do ano, foram financiados R? 182,4 milhões.

O setor de serviços lidera o volume de financiamentos do Desenvolve SP no período, com um total de R? 798,4 milhões. A seguir a aparece a indústria, que recebeu montante de R? 606,1 milhões. Depois estão os setores do comércio (R? 370,5 milhões), administração pública (R? 220,7 milhões) e agronegócio (R? 8,1 milhões).

A maior parte dos recursos foi utilizada para capital de giro, que totalizou R? 1,235 bilhão. Isto é, foram utilizados para manter os negócios em funcionamento, preservando empregos e a renda de milhares de famílias. Outros R? 735,5 milhões tiveram como destino projetos de investimento, e R? 32,4 milhões foram aportados para a aquisição de máquinas e equipamentos.

Não por acaso o PIB do estado de São Paulo registrou um crescimento superior ao nacional. Em 2020 o PIB paulista subiu 0,4% e o nacional caiu 4,1%. No ano passado, São Paulo registrou crescimento de 5,7%, enquanto o Brasil avançou 4,6%. O resultado mostra que São Paulo foi mais resiliente na crise da pandemia do que nas demais regiões, e reagiu melhor e mais rápido graças ao investimento em fomento ao empreendedor.

"Nesses dois anos de pandemia o Desenvolve SP pode auxiliar os pequenos empreendedores a sobreviverem à crise e ajudar as prefeituras a obter recursos para projetos de infraestrutura. A meta para este ano é ampliar os desembolsos, tanto para o setor público, quanto para o privado, e contribuir ainda mais para a recuperação da economia", afirmou o presidente do Desenvolve SP, Sergio Gusmão Suchodolski (foto anexo).

A Região Administrativa de São Paulo concentra o maior volume de financiamentos do Desenvolve SP no período. Desde 2020 até março deste ano, foram aportados R? 1,109 bilhão nos municípios da região. A seguir está a região de Campinas, com um montante de R? 311,7 milhões. A terceira região com maior volume de recursos é Sorocaba, com um total de R? 135,2 milhões em financiamentos do Desenvolve SP.

Além de ampliar o volume de recursos a empresas e município de São Paulo, outra meta do Desenvolve SP é atingir pelo menos 50% da carteira de crédito com projetos sustentáveis. "Estamos alinhados à Agenda 2030, que traz os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Já existem várias linhas de financiamento que atendem à critérios ESG, como energia renovável, eficiência energética e drenagem, que não deixam dúvidas que o Desenvolve SP está comprometido com os pilares ambiental, social e de governança".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.