Vendas da indústria eletroeletrônica mantêm queda em abril

0

A indústria elétrica e eletrônica brasileira ainda sente os impactos da crise econômica mundial. Segundo sondagem feita pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em abril, 67% das empresas consultadas afirmaram que as vendas ficaram abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, enquanto apenas 12% declararam ter obtido crescimento nas vendas.
"Esse dado é preocupante, pois esperávamos que abril já apresentasse uma demanda mais aquecida. Os resultados ficaram aquém das expectativas", afirma Humberto Barbato, presidente da Abinee.
O resultado também foi pior na comparação com março deste ano, com 42% das empresas informando queda nas vendas e 28% revelando crescimento. Na comparação de março com o mês imediatamente anterior, o declínio das vendas atingiu 25% das empresas e a alta foi apontada por 51% delas. Ainda na comparação com o mês anteiror, em fevereiro as taxas foram de 49% e 16%, e em janeiro de 72% e 19%, respectivamente.
Diante desse quadro, Barbato diz que o resultado da indústria no primeiro trimestre deste ano será negativo. Porém, ele frisa que o primeiro trimestre de 2008 foi excepcionalmente forte para a indústria. "Esperamos uma queda inferior a 20% na receita da indústria nos primeiros três meses deste ano", diz.
Segundo o executivo, não existem sinais ainda de recuperação do mercado. Barbato observa ainda que, apesar de as empresas terem readequado seus estoques, o varejo ainda continua com um estoque elevado.
O levantamento da Abinee aponta que apenas 23% das empresas projetam vendas maiores no segundo trimestre e 53% uma retração em relação a igual período do ano passado. Na comparação anual, apenas 27% das companhias preveem crescimento das vendas neste ano e 49%, redução dos negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.