Publicidade
Início Notícias Inovação BNDES e INPI assinam acordo de cooperação técnica para disseminar inovação

BNDES e INPI assinam acordo de cooperação técnica para disseminar inovação

0
Publicidade

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou nesta quarta-feira, 14, um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), a fim de disseminar a cultura da propriedade intelectual e de fomento à ciência, tecnologia e inovação nas empresas brasileiras e promover o desenvolvimento industrial, científico e tecnológico do Brasil. O contrato tem vigência de cinco anos e não envolverá aporte de recursos.

Firmado na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, o acordo prevê a criação de grupo de trabalho para elaboração de política e procedimentos de uso da propriedade intelectual nos mecanismos de apoio do BNDES à inovação; capacitação dos técnicos do banco para temas relacionados à PI, com ênfase nos mecanismos de proteção e busca em bancos de patentes nacionais e internacionais; e pesquisas de tecnologias estratégicas para a indústria nacional.

O acordo de cooperação técnica envolve ainda o compartilhamento de informações entre as duas entidades no que diz respeito a agentes da propriedade intelectual, nos pedidos de registro e contratos de transferência de tecnologia e nos levantamentos de patentes ou outros registros relacionados ao tema da propriedade intelectual.

“Os atuais desafios à inovação impõem uma nova agenda, por isso é muito importante a cooperação mais estreita e coordenada entre as duas entidades”, afirmou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. “Queremos tecnologias geradas no país por empresas nacionais e laboratórios de P&D instalados no Brasil. Essa possibilidade começa a ser vislumbrada”, acrescentou, referindo-se a setores como fármaco e de semicondutores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile