Publicidade
Início Notícias Inovação EMC inicia operações de centro de P&D em big data no Rio...

EMC inicia operações de centro de P&D em big data no Rio de Janeiro

0
Publicidade

A EMC, fornecedora de soluções de armazenamento e gerenciamento da informação, inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira, 14, o seu centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em big data Richard e Maureen E. Egan — nome dado em homenagem ao cofundador da EMC, Dick Egan e sua esposa Maureen. Localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, o prédio, que já opera desde sua construção, em 2011, faz parte do investimento da EMC de US$ 100 milhões no país, anunciado há três anos. Ele será o hub de inovação da empresa no setor de petróleo e gás.

O foco inicial de pesquisa da EMC são os desafios do setor de petróleo e gás para aquisição, mobilidade, análise, colaboração e visualização de dados geofísicos, geológicos, de engenharia e de negócios utilizados ao longo do ciclo de vida no setor. No Brasil, o centro coordenará as atividades da EMC em todo o mundo na descoberta de novas tecnologias e soluções no segmento. Atualmente, resultados iniciais destes projetos já foram convertidos em propriedade intelectual e registrados no país e nos Estados Unidos.

Com 3 mil metros quadrados divididos em quatro andares, o prédio tem capacidade para mais de 80 pesquisadores e integra um centro de pesquisa aplicado, laboratórios de desenvolvimento de soluções e um Executive Briefing Center (EBC), centro para demonstração de soluções inovadoras da companhia. Também há um espaço alocado para o desenvolvimento de pesquisas feitas por clientes e parceiros em conjunto com a EMC.

“O Centro de P&D em big data reforça o compromisso da EMC de utilizar o big data para entender melhor as áreas de oportunidade e gerar novas tecnologias para o setor de petróleo e gás. Continuaremos a investir no Brasil para desenvolver soluções de TI que possam ser utilizadas pelo setor mundial a fim de beneficiar nossos clientes ao redor do mundo”, afirmou Brian Gallagher, presidente mundial da divisão de Enterprise e Middle Range Storage da EMC.

O Centro de P&D da EMC é um dos quatro centros de pesquisa no Brasil que participa do Programa Estratégico de Software e Serviços de TI do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) — Plano TI Maior — e que conta com suporte do ministério.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile