Contrato de Vesting: o que é, quais os cuidados e quando adotá-lo na sua startup

0

Pense no seguinte cenário: sua startup precisa trazer para a equipe alguém que está fora do seu alcance – financeiramente falando. Um programador para desenvolver seu aplicativo, por exemplo. Contratar um bom profissional está fora de questão, mas essa é uma posição de suma importância para a empresa, e uma solução seria trazê-lo como sócio.

Falar que uma equipe complementar e multidisciplinar é um dos principais fatores de sucesso para uma startup já é quase batido, principalmente se analisarmos diversos estudos realizados pela Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas e pelo SEBRAE que apontam, repetidamente, que uma das causas do alto índice de mortalidade de novos empreendimentos é a relação entre os sócios.

A verdade é que não há como saber se uma determinada pessoa possui ou não as competências necessárias para o cargo que ela assumirá até, de fato, assumi-lo. Da mesma forma, não há como saber se aquela pessoa possui um comportamento que condiz com a cultura da empresa até que ela se relacione com seus colaboradores.

Você pode até possuir uma indicação de profissional, mas não o conhece, então o que pode fazer para resolver esse dilema? É aí que entra o Vesting, um modelo de contrato utilizado para trazer um profissional com competências complementares para sua equipe, ou até mesmo mantê-lo, mas com proteções para o negócio.

O Vesting é uma alternativa que dá tempo às startups para que seus sócios e colaboradores possam conhecer esse novo membro, saber se ele entregará aquilo que prometeu e até mesmo para entender como ele se relaciona com os demais integrantes e com o próprio negócio em si.

Isso porque esse tipo de contrato permite que uma pessoa colabore por um período de tempo pré-determinado e somente ao final receba um percentual do negócio como pagamento por uma parcela do trabalho.

Como todo contrato, inúmeras estruturas devem ser observadas, mas um dos pontos de maior importância é a exaustivadefinição dos critérios que serão analisados durante o prazo estabelecido. Essas serão as "regras do jogo" e por esse motivo a palavra exaustiva não é figura de linguagem!

Entre os critérios essenciais estão os serviços que o profissional deverá executar e o tempo de sua execução. A definição das competências funcionais e pessoais necessárias para o cargo não podem faltar sob hipótese alguma, porque pautarão a decisão da empresa para que ele receba o percentual da sua startup. Lembre-se: Essa pessoa será sócio da sua empresa, isso é basicamente um casamento, portanto, o item "Relacionamento Interpessoal" também deve estar previsto.

Há outros pontos importantes, como por exemplo, se o Vesting é para uma pessoa que comporá os quadros do comercial, o contrato precisa tratar do Objetivos de Escalabilidade, e pode considerar o Ponto de Equilíbrio Financeiro como base para sua análise e quantificação. Já se o Vesting for para um programador que tirará o software de fase beta para a versão final, então você deve indicar quais os são seus Objetivos Técnicos.

O problema desse tipo de contrato é que se você, por qualquer motivo, entender que não irá converter a participação e o contratado não achar justo, ele poderá entrar na justiça para receber o percentual da empresa que tinha sido negociado.

Por isso, ao preparar um contrato de Vesting é essencial definir critérios e também a mensuração de cada um deles com bases palpáveis. Um mero "ah, não gostei muito dele" não pode ser considerado. A apreciação deve ser bem objetiva: cumpriu os prazos? Exerceu sua função com competência? Foi assertivo? Ficou o tempo necessário? Entre outros.

Mesmo assim, se ele se sentir prejudicado pode entrar na justiça e, mais, ganhar a causa, pois estamos falando do Direito Brasileiro, que pouco ou nada entende sobre essa modalidade de negócio. E o que fazer? Uma maneira de minimizar esse risco é estabelecer os critérios de maneira adequada e mais objetiva possível e sempre que eles não forem alcançados enviar uma notificação para o contratado, informando o que aconteceu.

Ao final do período negociado, se a decisão de não conversão tiver que ser tomada, faça uma reunião, traga todas as notificações, verifique com os sócios e a equipe sobre sua relação interpessoal, aponte exemplos de atitudes que foram trazidas por mais de uma pessoa, enfim, documente absolutamente tudo, para que a decisão não se mostre infundada.

Outra coisa: se o negociado foi pagar pelo trabalho realizado com uma parcela do valor da empresa, isso significa que, quando você não converter o percentual, todo o valor excedente deverá ser pago como salário, e essa mecânica também precisa ser bem combinado na hora do contrato!

Para cada startup e cada novo profissional a ser trazido é preciso uma boa avaliação desses e outros pontos relativos ao Vesting. Com as informações acima já é possível começar a considerar essa modalidade de contrato caso a sua empresa esteja precisando de um novo talento. Converse com o seu consultor ou diretor jurídico, ele pode ajudá-lo a planejar um "casamento" duradouro que leve a sua startup ao sucesso.

Mauro Massucatti Netto, advogado, mestre em Direito Empresarial, head do Consultivo Empresarial e Sócio da Fass Legal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.