Comportamento: 5G já impacta uso de smartphones, diz estudo

0

Um novo relatório da Ericsson ConsumerLab destaca o impacto que o 5G nos usuários de smartphones em todo o mundo e o que eles esperam que a tecnologia ofereça no futuro. A cobertura em ambientes fechados é uma das áreas de foco constatada na pesquisa, com um em cada cinco usuários 5G já reduzindo o uso de Wi-Fi devido aos benefícios da conectividade móvel 5G.

O estudo, intitulado "Cinco maneiras para um melhor 5G", é resultado da maior pesquisa global sobre consumidores da tecnologia de quinta geração realizada até o momento. Cobrindo o sentimento e a percepção dos consumidores em 26 mercados – incluindo os EUA, China, Coreia do Sul e Reino Unido -, a metodologia representa 1,3 bilhão de usuários de smartphones em todo o mundo, incluindo 220 milhões de assinantes 5G.

O relatório explora as principais tendências por trás da adoção, o uso e a percepção dos consumidores em relação a nova tecnologia.

Uma descoberta importante do estudo foi que, no final de 2020, uma maior conscientização sobre os benefícios do serviço e valor poderiam ter resultado em 22% mais usuários de smartphones com aparelhos prontos para o 5G.

O relatório também destacou como a nova tecnologia já está começando a desencadear novos comportamentos de uso. Além de reduzir o uso de Wi-Fi, os primeiros usuários 5G também gastam em média duas horas a mais em jogos na nuvem e uma hora a mais em aplicativos de realidade aumentada (AR) por semana, em comparação aos usuários 4G.

No entanto, apesar de estarem satisfeitos com a velocidade, cerca de 70% dos usuários de 5G estão insatisfeitos com a disponibilidade de serviços inovadores e novos aplicativos. Os consumidores dizem que estão dispostos a pagar 20 a 30 por cento a mais por planos 5G integrados a casos de uso de serviço digital.

As restrições de circulação impostas pela Covid-19 também impactaram no resultado do estudo, mostrando que a grande maioria das experiências regulares dos primeiros usuários 5G com a tecnologia foi em ambientes fechados. Como resultado, os primeiros usuários indicam que a cobertura interna é duas vezes mais importante do que a velocidade ou a duração da bateria para fornecer experiências 5G satisfatórias.

O relatório também descreve cinco maneiras para os provedores de serviços de comunicação (CSPs) atenderem às expectativas do consumidor em termos imediatos e de longo prazo, incluindo:

• Sanar uma lacuna de conhecimento, oferecendo esclarecimentos sobre o melhor o valor do 5G para os consumidores;
• Garantir qualidade consistente de cobertura 5G interna e externa;
• Adaptar-se aos requisitos de rede para novos serviços 5G;
• Focar na intenção do consumidor de imaginar novos casos de uso 5G;
• Acelerar a disponibilidade de casos de uso novos e existentes por meio de parcerias ecossistêmicas.

Jasmeet Singh Sethi, chefe do ConsumerLab, Ericsson Research, afirma: "Até agora, as análises das experiências de rede 5G se concentraram principalmente na velocidade e na disponibilidade com base em medições de rede independentes. Mas é igualmente importante entender como os primeiros usuários do 5G estão avaliando essa experiência. Com as cinco recomendações e percepções do Ericsson ConsumerLab, os provedores de comunicação podem encorajar a adoção da nova tecnologia e atender às expectativas do consumidor."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.