Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Pesquisa confirma tendência do modelo de trabalho híbrido no Brasil pós-pandemia

Pesquisa confirma tendência do modelo de trabalho híbrido no Brasil pós-pandemia

5
Publicidade

A união entre o conforto do trabalho em casa e a convivência com colegas de equipe é o que grande parte dos brasileiros espera do futuro do trabalho segundo uma pesquisa inédita realizada pelo Google Cloud encomendada à consultoria IDC, para entender os rumos da colaboração nas empresas brasileiras em meio à pandemia da COVID-19.

Realizado entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 com 897 colaboradores de grandes empresas que atuam no país, o estudo aponta que 43% dos entrevistados afirmam que o modelo híbrido de trabalho já foi definido pelas empresas onde trabalham como padrão após a pandemia.

O modelo híbrido é o mais desejado pela maioria das pessoas que ainda não sabem como será a rotina corporativa no pós-pandemia. Nas empresas que ainda não decidiram o modelo (33%), 59% dos entrevistados afirmaram que desejam um modelo híbrido, mesclando o home office com a ida regular ao escritório. Entre a parcela mais jovem (18 a 21 anos) desse grupo o desejo é ainda mais acentuado: 76% querem uma rotina de trabalho híbrido.

“A pandemia provocou em todo o mundo uma grande mudança na cultura de colaboração no ambiente de trabalho e as empresas tiveram de tornar este modelo possível de uma hora para a outra”, afirma Marco Bravo, head do Google Cloud no Brasil. “A tecnologia foi o que manteve as pessoas conectadas, num primeiro momento, mas agora está ajudando-as a serem mais produtivas no dia a dia. Prova disso é que três em cada quatro entrevistados declararam que se sentem melhor e mais produtivos trabalhando à distância.”

Trabalho Colaborativo

Além de compreender como as pessoas têm vivenciado o trabalho neste ano de pandemia e como enxergam o futuro, outro aspecto da pesquisa realizada pelo Google Cloud abordou como a tecnologia ajuda o trabalho colaborativo a acontecer, além do impacto do uso das ferramentas do Google Workspace, suite de aplicativos de produtividade que inclui Gmail, Docs, Drive, Calendar, Meet e outros.

Três em cada quatro pessoas que costumam criar documentos compartilhados disseram manter-se facilmente conectadas a seus pares, equipes e demais áreas da empresa no último ano e 87% notaram maior velocidade de resposta das empresas durante a pandemia por conta do uso desse tipo de tecnologia. O compartilhamento de documentos também teve impacto na velocidade de mudança do modelo presencial para o remoto: 72% afirmaram se sentir capacitados a trabalhar remotamente desde o primeiro dia de trabalho remoto e 85% descobriram mais recursos e novas formas de usar a ferramenta durante a pandemia.

Especificamente sobre o uso do Google Workspace, 85% das pessoas que utilizam o serviço no dia a dia concordam que a empresa conquista bons resultados em virtude de os funcionários terem se tornado mais produtivos; 81% afirmam que a empresa passou a colaborar mais durante a pandemia; e 79% avaliam o grau de colaboração da empresa onde atuam como alto ou muito alto.

O estudo mostrou que a maioria das empresas que são nativas digitais utilizam o Google Workspace e acreditam que a plataforma melhora a colaboração, gerando maior assertividade na comunicação e acelerando a inovação. No caso dessas empresas, 87% dos entrevistados afirmaram que com o uso da ferramenta a empresa passou a trabalhar e resolver problemas de forma mais rápida e 79% declararam que o serviço estimula as empresas a inovarem, seja num projeto em grupo ou quando estão trabalhando de forma individual.

“As ferramentas de colaboração podem potencializar a troca entre as pessoas, promovendo uma conexão mais genuína entre os funcionários de uma empresa”, diz Bravo. “Este é um pilar fundamental para que o trabalho se traduza em resultados de negócio.”

Outras descobertas

Além da preferência pelo modelo híbrido, vantagens e preocupações do home office, a pesquisa também revelou outros dados:

• 44% dos entrevistados trabalham em empresas que já trabalham no modelo híbrido e 9% em empresas que já decidiram seguir com o modelo 100% remoto no pós-pandemia;
• 43% das pessoas trabalham em companhias que já definiram o modelo de trabalho no pós- pandemia e que ele será híbrido e 47% se sentem confiantes trabalhando dessa forma;
• 41% dos entrevistados se sentem mais produtivos durante a pandemia, por conta do uso da tecnologia;
• Economia de tempo com o transporte é o principal benefício do home office para 67% dos entrevistados;
• O café com os colegas de trabalho é um dos hábitos que os entrevistados mais sentem falta ao trabalhar em home office, citado por 50% dos participantes.

Empresas que utilizam as soluções Google Workspace

TOTVS: Com o apoio da SantoDigital, a empresa de tecnologia integrou seus processos de colaboração e comunicação por meio do Google Workspace, promovendo um ambiente mais produtivo dentro e fora dos escritórios. Em vez de concentrar a comunicação quase que exclusivamente por e-mail, as equipes passaram a utilizar ferramentas como Google Meet e Chat, o que agilizou as interações entre profissionais das mais diferentes localidades.

Estapar: A Estapar, uma das maiores redes de estacionamentos do Brasil, tem implementado diversas melhorias para fortalecer a transformação digital e promover maior eficiência das equipes. A companhia implementou o Google Workspace, que se tornou uma ferramenta essencial para conectar os colaboradores e manter a produtividade em todas as situações, inclusive no home office durante a pandemia da COVID-19. Além disso, a ferramenta possibilitou otimizações nas atividades em outras frentes de atuação da Estapar, como na operação da Zona Azul na cidade de São Paulo.

Enjoei: A plataforma brasileira de comércio eletrônico usa aplicativos do Google Workspace, como o Planilhas e o Drive, para aumentar a agilidade e a transparência nos serviços, principalmente após o trabalho remoto ter se tornado realidade. Outro aplicativo que está em crescente uso na companhia é o Google Meet, utilizado pelos funcionários para fazer reuniões.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile