Na primeira semana de junho, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) tornou-se membro da OpenDocument Format Alliance (ODF), organização internacional para a adoção de padrões abertos.
Com a adesão, o Brasil passa a fazer parte de um grupo com mais de 150 membros que defende o amplo acesso a informação pública e a interoperabilidade entre os documentos transitados em todas as esferas do poder público.
O grupo tem entre os associados empresas como IBM, Oracle e Sun Microsystems e seu objetivo é divulgar no mercado os formatos de arquivos eletrônicos abertos (open document). Esses formatos podem ser utilizados para textos, planilhas e outros tipos de documentos criados por pacotes de escritório. Com a sua adoção os usuários poderão salvar, encaminhar ou ler documentos, como memorandos, relatórios, planilhas e apresentações, independente do software utilizado.
A ODF Alliance foi criada com o apoio da associação de mercado Software & Information Industry Association (SIIA). Entre outros fornecedores de TI que se uniram ao grupo estão a Corel, EMC, Novell e Red Hat, além da American Library Association.