Novas aplicações de vídeo impõem desafios de TI a operadores de cabo

0

As operadoras de TV por assinatura dos EUA estão cada vez mais focadas no desenvolvimento de aplicativos e soluções que permitam oferecer ao consumidor uma experiência semelhante de consumo de conteúdos às encontradas em plataformas online como tablets, caixas conectadas (como Apple TV) e similares. O grande desafio das empresas de TV paga, contudo, é conseguir contar com equipes de inovação similares às empresas de Internet, como Google, Apple etc. Esse foi um dos principais desafios colocados pelos presidentes das principais operadoras de cabo dos EUA durante o debate de abertura da NCTA Cable 2011, que acontece esta semana em Chicago.
O tema foi tratado novamente em um painel específico que discutiu justamente os desafios que as operadoras e programadoras têm em oferecer conteúdos inovadores aos assinantes de TV paga. Para os painelistas, o grande problema quando o assunto é inovação de serviços resume-se à área de TI. A complexidade dos sistemas e a necessidade de integração das plataformas para o desenvolvimento de aplicações inovadoras é cada vez maior e não existe nem mesmo no mercado norte-americano disponibilidade de mão-de-obra e capacidade operacional para dar conta de todas as ideias.
Os desafios enfrentados foram resumidos nos seguintes pontos: primeiro, a dificuldade de desenvolver um database de clientes e dos conteúdos que possa ser cruzado de maneira inteligente para que aplicações sejam desenvolvidas (por exemplo, por meio de recomendações de conteúdos aos usuários e filtragem dos hábitos de consumo). Outro desafio é ter capacidade de banda para que as aplicações possam rodar em nuvem, já que é virtualmente impossível atualizar a base de set-tops cada vez que alguma inovação for introduzida na rede. E por fim, os operadores de TV por assinatura precisam começar a pensar em APIs abertas, ou seja, em abrir a possibilidade de que desenvolvedores externos trabalhem no desenvolvimento de aplicações, modelo que hoje é a base da criação dos aplicativos para tables e smartphones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.