Publicidade
Início Notícias Emenda sugere redução do Fistel para comunicação M2M

Emenda sugere redução do Fistel para comunicação M2M

0
Publicidade

Uma antiga reivindicação das operadoras de telecomunicações e dos fabricantes de equipamentos para a comunicação entre máquinas (M2M) é atendida pelo relatório do senador Romero Jucá (PMDB/RR) à MP 563/2012, que institui, entre outras coisas, o Regime Especial de Tributação para o Programa Nacional de Banda larga (REPNBL – Redes).

Hoje não há uma distinção entre a taxa do Fistel aplicada para os telefones móveis e para os módulos M2M, embora estes últimos gerem uma receita média muito inferior à receita média gerada por cada celular em operação. A emenda do senador visa justamente corrigir essa distorção, o que viabilizaria, segundo os operadores, o desenvolvimento dos modelos de machine-to-machine.

A proposta é que a Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI) para as estações móveis que integrem sistemas de comunicação entre máquinas seja de R$ 5,68 – redução bastante significativa frente aos R$ 26,83 cobrados hoje tanto dos celulares como de máquias de comunicação M2M. Além da TFI, o Fistel é formado pela Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), que é 33% da TFI. Ao contrário da TFI, que é cobrada no momento da ativação do equipamento, a TFF deve ser paga até o dia 31 de março de cada ano.

"A medida vai aumentar a eficiência em ramos da economia, reduzindo tempo, recursos e energia empregados em diferentes atividades, que, de outra maneira, necessitariam de maior grau de intervenção humana", afirma o senador em seu relatório apresentado na última quinta, 13, na comissão mista criada para discutir a MP 563/2012. A comunicação M2M é utilizada pelas máquinas de pagamentos e em telemetria, como na medição de gás e água, gerenciamento de frota, em aplicações de segurança etc.

A próxima reunião da comissão mista está agendada para o dia 26 de junho, onde os deputados e senadores analisarão o relatório de Jucá. Com a aprovação do relatório pela comissão mista, a matéria segue para a aprovação pelo Plenário da Câmara e depois para aprovação final pelo Plenário do Senado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile