Vendas de equipamentos de informática e comunicação despencam 16,2% em quatro meses

0

As vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação caíram 4,9% em abril frente o mês de março, quando apresentaram variação positiva de 6,3%. Na comparação anual, o recuo chega a 14,6%, conforme aponta pesquisa do IBGE, divulgada nesta terça-feira, 14. Esse segmento é responsável pela quarta participação negativa na formação da taxa global do comércio varejista, que avançou 0,5% em abril.

A queda nas vendas de equipamentos de informática e comunicação é décimo recuo consecutivo na comparação anual.  Segundo o IBGE, dentre os fatores que vêm determinando o desempenho negativo dos últimos meses, destaca-se a valorização do dólar frente ao real, além da restrição do crédito. As taxas acumuladas foram de -16,2 % nos quatro primeiros meses do ano e de -11,1% nos últimos 12 meses.

A taxa global d o comércio varejista nacional apresentou variações positivas de 0,5% em volume de vendas e de 1,2% para receita nominal, em abril. O resultado veio após recuo no volume e na receita nominal de 0,9% e de 0,2%, respectivamente, em março. Com isso, a variação da média móvel trimestral registrou acréscimo de 0,3% para o volume de vendas, após sequência de quatro meses em queda, e de 0,9% para a receita nominal.

Na série sem ajuste sazonal, em relação a abril de 2015, o volume de vendas do varejo recuou 6,7%, 13º taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. Com isso, o varejo acumulou queda de 6,9% nos quatro primeiros meses do ano. Já o acumulado nos últimos 12 meses, com recuo de 6,1%, mantém a trajetória descendente iniciada em julho de 2014. Para a receita nominal de vendas, as taxas prosseguem com variações positivas: 5,2% frente a abril de 2015, 4,8% no acumulado no ano e de 3,2 % nos últimos 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.