Publicidade
Início Notícias Profissional Aplicativo permite denunciar casos suspeitos de furto e roubo de veículos

Aplicativo permite denunciar casos suspeitos de furto e roubo de veículos

0
Publicidade

A cidade de Porto Alegre registrou, no primeiro trimestre deste ano, 3377 ocorrências de furto e roubo de veículos, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Com a objetivo de diminuir esses índices, a prefeitura de Porto Alegre disponibilizou, através do aplicativo #EuFaçoPOA, a funcionalidade chamada Detetive Cidadão, que permite o registro e envio de informações sobre veículos suspeitos que estejam circulando na cidade. Desta forma, as pessoas poderão auxiliar os órgãos de segurança pública na identificação e recuperação de veículos roubados ou furtados em Porto Alegre. O APP foi desenvolvido pela Procempa.

A nova funcionalidade permite fotografar a placa de qualquer veículo. A partir daí, as informações são compartilhadas com o sistema de monitoramento de tráfego utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS). Os dados são analisados imediatamente e, se o automóvel tiver alguma ocorrência de roubo ou furto, a informação é automaticamente encaminhada para providências dos órgãos competentes.

Além de usar o celular quando as pessoas estiverem caminhando pelas ruas, o cidadão também poderá fazer fotos de dentro dos carros, mesmo com tempo chuvoso. Basta aproximar o carro em que está o celular do carro suspeito e pronto: a leitura da placa será feita na hora.

Desde o início da gestão, a Prefeitura vem ampliando o uso da tecnologia para o combate à violência em todas as regiões da cidade. No Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic) os operadores do videomonitoramento da Guarda Municipal fazem o monitoramento, 24h por dia, com o auxílio de 1.200 câmeras. Outra inovação foi o estabelecimento de parcerias e execução de ações integradas com as forças de segurança do Estado, onde as imagens do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública são compartilhadas com o Ceic e vice-versa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile