NEORIS expande atuação no setor de energia

0

A revolução tecnológica e digital está transformando o setor de energia. Hoje, as atividades de Óleo e Gás, Upstream, Mildstream, Downstream, geradores, transportadores e distribuidores de eletricidade térmica (renováveis e não renováveis) têm objetivos comuns: alcançar maior eficiência em suas operações, maximizar receitas, conhecer e fidelizar seus clientes (sejam usuários industriais ou finais) em ambientes regulamentados, voláteis e competitivos.

O atual ambiente internacional desafiador, com altíssima volatilidade de preços, baixa demanda, aumento de regulamentações e as restrições sanitárias, provoca muita pressão sobre as empresas do setor de energia para que inovem cada vez mais e naveguem com sucesso nessas águas turbulentas em que nos encontramos.

A crise provocada pela pandemia da Covid-19 levou muitos setores a acumularem saldo negativo no último ano, incluindo o de energia. A carga de energia do sistema elétrico interligado do Brasil deve fechar fevereiro com alta de 1,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, projetou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em fevereiro/2021, mantendo tendência de recuperação da demanda após fortes impactos iniciais da pandemia pelo coronavírus .

O Sudeste/Centro-Oeste deve ter o maior aumento de carga, com avanço de 2,7% da base anual, enquanto o Nordeste deve verificar o menor crescimento, de 0,5%, segundo boletim do ONS. Adicionalmente, o Brasil se encontra com risco de racionamento de energia, colocando as empresas de distribuição de energia com a necessidade regutatória de implementar planos de racionalização de consumo. Para as empresas de saneamento, deve acontecer situação similar em relação ao consumo de água. Portanto, as empresas precisam encontrar saídas para minimizar os gastos e apostar em tecnologia de ponta para atingir este objetivo.

Pensando em atender à nova necessidade das empresas, a NEORIS ingressa no setor de energia, justamente para ajudar as empresas a superarem o momento difícil e crescerem, mesmo em meio das incertezas de mercado.

A empresa desenhou um portfólio com foco contínuo na eficiência operacional e na rentabilidade dos negócios essenciais para as empresas do setor, que necessitam urgentemente de soluções certeiras.

"A revolução digital chega a este setor para oferecer ferramentas fundamentais para gerar novas formas de operar negócios com um aumento significativo na agilidade operacional e na redução substancial dos custos abrangentes", explica Gustavo Landa, CEO da NEORIS no Brasil.

A multiplicação histórica das tecnologias aplicadas ao setor, a complexidade e lentidão na busca por dados e informações, os tradicionais silos organizacionais e a escassa inteligência aplicada às informações operacionais existentes, retarda a tomada de decisões, gerando custos mais elevados que fortemente impactam toda a cadeia de valor.

Plataformas digitais abrangentes fornecem soluções para esses problemas e, também, complicações para a indústria, por isso a necessidade de se utilizar soluções assertivas, ágeis e a um custo competitivo. É preciso utilizar tecnologias que tragam velocidade online confiável, leitura inteligente, padronizada para toda a empresa e estruturada para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Cenário brasileiro atual

O ambiente no Brasil encontra-se bem promissor em relação aos investimentos no setor energético, segundo dados do site do Ministério de Minas e Energia. Durante o painel "Energia Transição Energética no Brasil: a importância das energias renováveis e do investimento estrangeiro no Brasil", do Fórum de Investimentos Brasil 2021, que aconteceu no dia 31 de maio de 2021, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o Brasil tem um ambiente favorável a novos investimentos no setor de energia e mineração. Segundo ele, nos próximos anos, particularmente na matriz elétrica, são esperados investimentos da ordem de R? 400 bilhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.