Rede Energia investe R$ 40 milhões em projeto de ERP

0

A Rede Energia, conglomerado que reúne nove distribuidoras de energia nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país, escolheu a Elucid para implantar o sistema de gestão empresarial (ERP) da alemã SAP em suas empresas. O grupo investirá R$ 40 milhões no projeto, que começa neste mês e está previsto para ser concluído em julho de 2011. Com a implantação do ERP, a Rede Energia estima reduzir os custos em cerca de 25%.
Depois de utilizar por nove anos um sistema de gestão desenvolvido internamente, a companhia percebeu que precisava de uma solução que respondesse com mais agilidade às mudanças do mercado. Para conseguir isso com o sistema interno, a empresa teria que fazer um investimento muito alto. Foi diante desse cenário que ela decidiu buscar um fornecedor de ERP e, depois de avaliar todo o setor energético e as soluções mais adotadas, optou pelo sistema da SAP.
Para Michael Wimert, presidente da Elucid, o projeto tem tudo para constituir-se em um modelo de caso em virtude do tamanho e do volume de informações, visto que são nove empresas com realidades culturais distintas. "Para a Elucid, esse contrato consolida a empresa como uma companhia especializada em grandes projetos de consultoria para o setor de energia elétrica, inclusive em projetos no ecossistema SAP", finaliza.
Para a Rede Energia, o projeto vai dotar as distribuidoras de tecnologia de vanguarda para a gestão empresarial. "Com a implantação do ERP, pretendemos otimizar os processos, reduzir tempo e garantir a unificação das operações, dotando a organização de uma tecnologia já consolidada no mercado corporativo", destaca o diretor de qualidade e tecnologia da informação da Rede Energia, Antônio Vanderlei Leone Soares.
Ele explica que mesmo com a integração das nove empresas cada uma continuará tendo sua base de dados independente, mas toda a gestão será centralizada com o padrão das operações e todos os processos do grupo, ganhando assim mais agilidade e racionalização.
O pacote adquirido da SAP inclui soluções como o da Business Objects, nova versão da solução de planejamento (SAP BO BPC), de nota fiscal eletrônica e um portfólio para tornar mais ágil o processo de migração e manutenção do ambiente, tais como TDMS, SPP, SAP TAO, entre outras. Ao final do projeto, cerca de 1,5 mil usuários da Rede Energia utilizarão as soluções SAP.
"A atualização significa um reposicionamento da Rede Energia, com uma postura bem mais agressiva, alinhada com as melhores práticas de gestão do setor. A tecnologia SAP nos dará suporte para nossos planos de crescimento e, melhor, com flexibilidade em relação aos prazos e à negociação", acrescenta Soares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.